Prezado(a) aluno (a),
Bem-vindo (a) ao espaço de estudo da Disciplina de Avaliação de Impacto Ambiental.
Entre a década de 50 e 60, crescentes estudos acadêmicos e de gestores públicos apontava a necessidade urgente da criação de novos instrumentos capazes de complementar e ampliar a eficiência dos tradicionalmente utilizados no licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos.
Já na década de 60 passou a consolidar-se o conceito, hoje corrente, de impacto sobre o ambiente. O detalhamento desse conceito demonstrou que sua avaliação podia ser feita com razoável margem de objetividade, de modo que ela pudesse ter aceitação e representatividade social e transformar-se em instrumento do processo de tomada de decisões no licenciamento ambiental.
Avaliação de Impacto Ambiental pode ser definida como uma série de procedimentos legais, institucionais e técnico-científicos, com o objetivo de caracterizar e identificar impactos potenciais ao meio ambiente. O mais importante numa avaliação de impacto ambiental é a correta aplicação da metodologia e a harmonização necessária na condução das equipes multidisciplinares.
Nas unidades, serão abordados os seguintes conteúdos: Política Ambiental no Brasil; Procedimentos para Licenciamento; EIA/RIMA; AIA e seus Instrumentos; Monitoramento de Impactos Ambientais.
Bom trabalho!