Unidade A – Política Ambiental no Brasil

Cumprimento da Legislação Ambiental

Diminuição de riscos pela prevenção

Quando a empresa adota medidas preventivas, tem por objetivo impedir ou minorar a ocorrência de danos ao meio ambiente que possam trazer conseqüências financeiras à empresa e, adotando essa postura estará diminuindo os riscos ambientais, dos quais os passivos ambientais são o grande problema das empresas, e para eliminar àqueles, deverão adotar medidas corretivas bem mais onerosas do que atuar pro ativamente em relação às questões ambientais.

Adotando a postura preventiva, a empresa tem a possibilidade de se organizar melhor, onde os investimentos geralmente são menores, do que ter que reparar o dano ambiental instalado.

Redução de gastos com multas, indenizações, medidas compensatórias

Atuando pro ativamente com relação meio ambiente, não estará a empresa sujeita aos gastos inerentes as infrações, por inobservância da legislação ambiental. Gastos como as multas aplicadas nos autos de infrações por parte da policia ambiental, indenizações, medidas compensatórias por danos causados ao meio ambiente.

Inserção em mercado privilegiado

Nos dias atuais os mercados nacional e internacional por excelência, exigem de seus fornecedores, o atendimento da legislação ambiental, porque os produtos são inseridos em mercados privilegiados onde a questão ambiental é pré-requisito.

Melhor colocação do produto no mercado pelo marketing ambiental

As empresas que atendem a legislação ambiental terão maior facilidade na obtenção de financiamentos e incentivos, e por conseqüência poderão tornar o seu produto mais competitivo no mercado, bem como usar o marketing ambiental para agregar valor ao seu produto.