Segundo estágio
Preparação
PRIMEIRO PASSO: DOCUMENTAÇÃO
Um sistema para registrar resultados independente de ser manual ou com registros de planilhas, é requerido para aquisição de informações e dados. Por formalidade deve ser preparado para registro de resultados.
SEGUNDO PASSO: INSTRUMENTOS
Os instrumentos devem ser conferidos e quando necessário, instalados e calibrados. Medidas preliminares do processo devem ser feitas para determinar o tipo e ordem dos resultados a serem esperados. Além disso, a gama das leituras instrumentais e concentrações químicas devem ser calculadas ou estimadas quando possível. Teste a seco nos equipamentos de amostragem com sistema de extração, devem ser feitos para averiguar vazamentos e outros defeitos
TERCEIRO PASSO: PROCEDIMENTOS PARA A COLETA DE AMOSTRA
Os recipientes para amostra devem ser selecionados e preparados de acordo com procedimento laboratorial correto. Itens tais como reagentes devem ser preparados para análises químicas subsequentes. Filtros usados em análises gravimétricas devem ser pesados e acondicionados corretamente antes e depois de expostos.
QUARTO PASSO: SUBSTÂNCIAS PARA CALIBRAÇÃO
Padrões para análises químicas e outras medidas devem ser preparados e acessórios tais como colunas cromatográficas devem estar disponíveis.
QUINTO PASSO: EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA E SAÚDE
Deve-se obter informação nos produtos químicos sendo amostrados e as roupas protetoras necessárias devem ser proporcionadas. Proteção apropriada para os olhos e outras proteções devem estar disponíveis para amostragem de líquidos e gases em altas temperaturas. Toda aparelhagem elétrica deve ser intrinsecamente segura quando conectada aos instrumentos e equipamentos de amostragem. Acesso aos instrumentos e plataforma de amostragem devem ser seguras.
SEXTO PASSO: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORAMENTO E PROCESSO DE OPERAÇÃO
Instruções devem ser dadas para operadores do processo para assegurar que o processo e o programa de monitoramento sejam coordenados.