Unidade F - Monitoramento de Impactos Ambientais

Terceiro estágio

Implementação

PRIMEIRO PASSO: INSTRUÇÕES PARA O PESSOAL DO PROGRAMA DE MONITORAMENTO

O líder do monitoramento deve sensibilizar todo pessoal envolvido no programa de monitoramento e deve certificar-se de que todos os regulamentos de segurança e saúde sejam respeitados e qualquer equipamento especial esteja disponível.

SEGUNDO PASSO: COORDENAÇÃO DO MONITORAMENTO E PROCESSO DE OPERAÇÃO

Procedimentos operacionais devem ser dados para o pessoal apropriado e o tempo do Programa de monitoramento deve estar sincronizado com o processo de operação.

TERCEIRO PASSO: AMOSTRAGEM E VERIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS

Toda amostragem e instrumentos de medida devem estar conectados, calibrados e prontos para operação.

QUARTO PASSO: PROCESSO DE AMOSTRAGEM E MEDIDA

Amostragem e medidas de instrumentos e calibração devem ser iniciados assim que possível junto com observações visuais e outras.

QUINTO PASSO: REGISTRO DE RESULTADOS E OBSERVAÇÕES

Todos os recipientes para amostragem devem ser corretamente numerados e identificados para outras medidas fechadas no momento em que a amostragem é tomada. Qualquer alteração na calibração de instrumentos durante o período de monitoramento deve ser identificada assim como a hora ou o momento em que isto ocorreu durante o teste experimental. Um diário de registro deve ser mantido para registrar observações durante todo programa. Duas cópias dos procedimentos operacionais devem ser mantidos. A informação completa deve ser fornecida nas tabelas onde são guardados os dados. No final do programa todos os dados e amostras devem ser coletados para confirmação de que eles estejam completos e apropriadamente rotulados (identificados).

SEXTO PASSO: ANÁLISES QUÍMICAS DE AMOSTRAS COLETADAS