Unidade F - Monitoramento de Impactos Ambientais

Treinamentos e Custos associados a um Plano de Monitoramento

O sucesso dos programas de monitoramento depende da disponibilidade de equipamento de amostragem apropriada , perícia instrumental e analítica e uma boa compreensão do processo envolvido. Custos associados com os objetivos e os meios de atingi-los. Em muitos casos a confiabilidade dos resultados e dados obtidos desempenham um importante papel nas decisões a respeito do melhoramento ou reestruturação de um processo.

Treinamentos

O tipo de monitoramento desenvolvido por uma organização afetará o programa de treinamento. Geralmente, representantes técnicos dos fornecedores dos principais instrumentos analíticos e de amostragem proporcionam treinamento como uma condição de compra.

Deve estar claramente compreendido porem, que amostragem confiável é uma tarefa especializada e requer um alto grau de experiência e treinamento. Métodos de amostragem estão frequentemente ligados a procedimentos analíticos subsequentes para quantificar determinantes e estes requerem perícia em atividades tais como preparação de reagentes, gravimétrico e métodos de analise instrumental.

O uso de instrumentos on-line para análise de fluxo aquoso e gasoso requer cuidadosa montagem, calibração e padronização. Elementos essenciais para treinamento incluem:

– Exercícios em sala de aula com todo equipamento usado, uma revisão da informação necessária e cálculos básicos para produzir relatórios significativos;

– Procedimentos para instalação, operação, calibração e manutenção dos equipamentos on–the-job (treinamento no local) de trabalho supervisionado por pessoal qualificado da área ambiental.

Custos

O custo total de um exercício de monitoramento pode ser dividido em capital, instalação e custos operacionais. A contribuição relativa de cada um depende do tipo de sistema a ser usado no local e fora do local e se este é uma instalação permanente para monitoramento de desempenho de uma planta ou uma investigação de uma vez só para obter dados essenciais.

CUSTOS DE INVESTIMENTO (CAPITAL)

Custo capital depende até um certo ponto, no princípio, de instrumentos de medida mas os preços estão sujeitos a refletir forças de mercado existentes assim como custos de fabricação. Os custos capitais não devem ser considerados isoladamente. Por exemplo, um instrumento sofisticado com funções de calibração e manutenção embutidas, pode representar um custo capital mais alto do que um instrumento mais simples mas resultados em custos de manutenção e calibração reduzidos. Quando apropriado, Rech de campo que incluem funções analíticas e de amostragem geralmente resultam em custos mais baixos.

CUSTOS DE INSTALAÇÃO

Os custos de proporcionar pontos de amostragem apropriado e a acessibilidade, geralmente são especificados em termos de processo e local. Em novas plantas onde as exigências podem ser incorporadas à construção, os custos de instalação geralmente são relativamente baixos.

CUSTOS DE MANUTENÇÃO

Manutenção regular de todo equipamento analítico e de amostragem por pessoal treinado é necessário a fim de que os dados possam ser de precisão aceitável. Custo de manutenção são melhor expressos em termos de exigências ou demanda de mão de obra. Calibração de instrumentos através de métodos de referência apropriada frequentemente exigirá aquisição de gases de calibração especiais assim como de reagentes e uma gama de insumos.

CUSTOS DE PESSOAL

Custos de pessoal podem ser melhor expressados como mão de obra usada para uma gama de instrumentos e equipamentos. Claramente o tempo de trabalho também depende da complexidade da investigação, o número e tipo de amostras a serem analisadas e se é um exercício de rotina ou um procedimento único.

O tempo necessário para programação antes de qualquer monitoramento em um local ou processo e para preparar relatório na conclusão de investigação não deve ser subestimado.

INSTRUMENTOS DE LABORATÓRIO

Instrumentos analíticos de laboratório são frequentemente necessários para monitorar resíduos e emissões na fonte.

KITS DE CAMPO E AMOSTRAGEM PARA FLUXOS GASOSOS E LÍQUIDOS

Equipamentos de amostragem e kits em uso comum para amostragem de fluxo gasosa e aquosa mas não inclui sistemas especializados tais como aqueles usados na indústria de processamento Mineral (ASTM E105-58;E141-59T).