Áreas de abordagem na empresa
O desempenho ambiental de uma empresa é resultado da ação de três áreas da organização: a área de gerenciamento, a área operacional e a área ambiental. A interação entre as três áreas e a consolidação de suas informações em forma de indicadores, pode permitir uma avaliação integral do desempenho ambiental da organização.
A área de gerenciamento inclui pessoas, práticas e procedimentos de todos os níveis, bem como suas decisões que tenham alguma relação com os aspectos ambientais da organização. Os indicadores da área de gerenciamento (EMIs) fornecerão informações sobre a capacidade e os esforços da organização em gerenciar questões como treinamento, requerimentos legais, alocação de recursos, documentação e ações corretivas que podem ou tem influência no desempenho ambiental da organização.
A área operacional de uma organização inclui a infra-estrutura e equipamentos, sua organização e operação e seus materiais, insumos e energia utilizados para obter os produtos, serviços e resíduos. Está intimamente relacionada com as pessoas, práticas e procedimentos da área de gerenciamento. Os indicadores de desempenho da área operacional (EPIs) fornecem informações ao gerenciamento, sobre o desempenho da empresa, em relação ao consumo de bens, serviços, insumos e energia, como entradas da área operacional e sobre os produtos e resíduos como saídas da área operacional.
A área ambiental inclui o ar, a água, o solo, a biota, outros recursos naturais e a saúde humana. O desempenho das áreas de gerenciamento e operacional da organização tem impactos sobre o meio ambiente, por isso, informações sobre as condições do meio ambiente irão ajudar a organização a selecionar indicadores para a área operacional e de gerenciamento. Os indicadores ambientais permitem caracterizar as condições ambientais locais, regionais e globais e permitem que a organização identifique seus aspectos ambientais significativos. As organizações podem não ser competentes para determinar e avaliar os seus impactos no meio ambiente. Essa avaliação pode ser oferecida por instituições públicas ou entidades de pesquisa científica.