Unidade F - Monitoramento de Impactos Ambientais

Amostragem e tipos de indicadores a serem utilizados

Para avaliação do desempenho ambiental de uma empresa certificada ou que tenha implementado um sistema de gestão ambiental, ou adotado alguma tecnologia de produção mais limpa, deve ser considerado o to, ou seja, o momento em que o sistema ou medidas adotadas ainda não tenham sido implementadas, para que sejam avaliados os resultados de sua implementação. A avaliação deverá ser feita periodicamente, de forma que se possa avaliar o processo de melhoria contínua em curso na organização.

Os indicadores a serem utilizados devem ser expressos em valores absolutos, como a quantidade de poluentes emitida por ano, ou em valores relativos, onde o valor absoluto pode ser expresso em uma escala relativa a um outro parâmetro, como a quantidade de poluentes emitida por quantidade de produto utilizado.

Os indicadores financeiros devem relacionar os benefícios alcançados em relação ao desempenho ambiental, como os custos para disposição e tratamento de resíduos que deixam de ser gastos, os investimentos na melhoria do desempenho ambiental por tonelada de resíduos gerados a menos ou a redução na compra de matérias-primas em decorrência de reciclagem ou reutilização.

Os indicadores podem ser agregados de forma vertical na organização, formando grupo de produtos ou de acordo com o tipo de aspecto ambiental, como resíduos perigosos, poluentes orgânicos, etc.