Unidade F - Monitoramento de Impactos Ambientais

Critérios de seleção de indicadores

A condição ambiental deve ser considerada para a seleção de indicadores para as áreas de gerenciamento ambiental e para a definição de prioridades para a gestão operacional. Ao identificar uma condição ambiental específica que decorra diretamente de suas próprias operações, a organização deve desenvolver indicadores que relacionem suas operações à melhoria ou degradação nas condições do meio ambiente.

Uma empresa que lança um poluente em um corpo d'água, pode utilizar indicadores gerenciais e operacionais relacionados com os ambientais, conforme o exemplo abaixo.

Indicadores ambientais

– Concentração do poluente no corpo hídrico;

– Variações nas populações da biota do lago;

– Freqüência de desequilíbrios da biota.

Indicadores de desempenho da área ambiental

– Quantidade do poluente liberado por unidade de tempo;

– Eficiência da planta de tratamento na remoção do poluente residual.

Indicadores de desempenho da área gerencial

– Investimento na identificação de alternativas para o uso do poluente;

– Custos no tratamento para reduzir a descarga do poluente em relação ao custo do produto;

– Horas necessárias para o treinamento de operador na prevenção de descargas.

Na caracterização da situação ambiental, deve-se considerar fatores ambientais críticos ou relevantes no contexto local e regional, ou recursos naturais críticos que são insumos para a atividade desenvolvida, para que os indicadores escolhidos possam propiciar maiores benefícios na avaliação do desempenho ambiental da organização. Como exemplo podem ser citados:

– Empresas que estejam localizadas em áreas críticas de poluição do ar devem considerar as condições atmosféricas para definir seus aspectos ambientais relevantes e os indicadores de desempenho.

– Uma fábrica que produza cerveja ou refrigerantes tem a água como um recurso crítico ou relevante, de forma diferente de empresas que utilizam a água em seu processo apenas para lavagem de equipamentos e instalações, por isso, deve ter indicadores de desempenho relacionados com o consumo de água por produto.

Informações ambientais permitem avaliar se um indicador é adequado para o fim visado e para confirmar ou rejeitar pressupostos sobre os impactos ambientais causados pela operação, onde se pode constatar que determinados aspectos resultam em impactos reais sobre o meio ambiente.

Antes de selecionar os seus indicadores, a organização deve identificar os seus aspectos ambientais mais relevantes, tendo em vista os efeitos de suas atividades, produtos e serviços sobre o meio ambiente. Ao identificar um aspecto relevante para o desempenho ambiental da organização, pode-se examinar os fatores que influenciem esse aspecto ou medir as conseqüências das providências adotadas para tratar do problema.

O sistema de gestão é a área da empresa responsável para garantir a conformidade com requerimentos ou expectativas, implementação da política ambiental e sistemas e programas operacionais. Esses aspectos são fundamentais para o desempenho ambiental.

O gerenciamento ambiental deve integrar a questão ambiental na empresa por meio do conhecimento dos aspectos ambientais de cada atividade e unidade operacional. Para uma melhor caracterização da eficiência financeira das medidas e tecnologias adotadas, devem ser relacionados os indicadores financeiros com a condição resultante, de forma que seja caracterizado o resultado das ações em termos de custos/efetividade financeira.

Dessa forma, pode-se ter uma caracterização dos impactos financeiros resultantes dos problemas ambientais e das medidas adotadas para atender as exigências e implementar a política ambiental, bem como a efetividade do desempenho da organização em termos de qualidade ambiental resultante.