Unidade A - CONCEITOS BÁSICOS

Clock

A transmissão de dados no computador, entre um dispositivo receptor e um dispositivo transmissor, é controlada por um sinal de controle chamado clock. Esse sinal é usado para sincronizar o transmissor com o receptor, isto é, para informar ao receptor que um dado está sendo transmitido (TORRES, 2001). Na figura abaixo, é demonstrado um clock com 4 ciclos, sendo que em cada um deles é enviado um dado do processador para a memória RAM:


A frequência do clock (quantidade de pulsos por segundo) determina a velocidade da transmissão (frequência de operação). Esta frequência é medida em Hertz (Hz). Por exemplo, um clock de 100 MHz significa que em um segundo temos 100 milhões de pulsos e em cada um desses pulsos existe a possibilidade da transmissão de dados.

Como em cada pulso de clock um dado pode ser transmitido, aumentando-se a frequência do clock, aumenta-se a velocidade com que os dados são transmitidos.

 

Os sistemas de clock utilizados para a comunicação entre os dispositivos são independentes.

A comunicação do disco rígido com a placa-mãe utiliza um sistema de clock, assim como a comunicação da placa de vídeo com a placa-mãe e do processador com a memória RAM.