Resumo
Ao final da presente unidade, vimos que:
- O computador trabalha com informações digitais, ao invés de informações analógicas como na natureza.
- O sistema de numeração binário é a base do sistema digital utilizado pelo computador, onde a partir de um bit (0 ou 1) temos um sistema de palavras binárias (nibble, byte, etc) e um sistema de unidades (Kbyte, MByte, etc).
- A transmissão de dados em um computador é sincronizada através do sinal de clock, que indica a frequência de operação na comunicação entre dispositivos.
- Na transmissão de dados, existem dois tipos de dispositivos: em série, que transmitem um bit por vez, e os paralelos, que transmitem um conjunto de bits por vez.
- Tanto a frequência de operação quanto a quantidade de bits influenciam na transmissão de dados.
- O modelo de Von Neumann é baseado na existência de uma unidade de processamento central, uma unidade de controle de programa, uma unidade de memória principal e uma unidade de entrada e saída.
- Todo programa que é executado no computador é formado por uma sequência de instruções (formada por operação e operandos) que ficam armazenadas na memória.
- Os programas são escritos em uma linguagem de alto nível, sendo que o computador trabalha em uma linguagem de baixo nível. Para que ocorra comunicação entre elas, é necessário utilizar os métodos de tradução e de interpretação, podendo existir vários níveis nesse processo.
- A distância das trilhas da pastilha de silício influencia em série de aspectos como a distância a ser percorrida pelos elétrons, frequência de operação, consumo elétrico, etc.
- Dentre os componentes de um sistema computacional podemos destacar a placa-mãe, o processador, a memória, o barramento e os dispositivos de entrada e saída.
- Podemos encontrar dois tipos de arquiteturas de computadores atualmente: a aberta e a fechada.