Unidade B - Unidade Central de Processamento

B.6 Resumo

Ao final da presente unidade vimos que:

  1. Os programas a serem executados ficam armazenados na memória principal (RAM) de onde serão acessados pelo processador;
  2. Os dados necessários para a execução de um programa são armazenados, a partir da memória principal, em registradores (memória temporária interna ao processador), assim como o resultado do processamento;
  3. A transferência de informações envolvendo processador e memória, seja na leitura ou na escrita, ocorre através de elementos como registradores (REM e RDM) e barramentos (de dados, de endereços e de controle);
  4. O processador trabalha com dois clocks, um para realizar operações internamente e outro para se comunicar com demais componentes do computador (mais lentos), sendo que existem técnicas de compensação como o uso de memória cache e o envio de mais informações por ciclo de clock;
  5. Internamente, o processador é dividido nos blocos de unidade operacional (composta por ULA e acumulador), de banco de registradores (formada por PC, RI e RST) e da unidade de controle, bem como o clock, o decodificador de instruções e barramentos internos;
  6. O conjunto de instruções de um processador, que determina o que ele pode fazer (geralmente operações sobre operandos), pode ser dividido em três tipos de instruções: de transferência de dados, aritméticas e lógicas e as de teste e desvio;
  7. A sequência para a realização de uma instrução pelo processador é conhecida como ciclo de “busca – decodificação – execução” de instruções. Nela os elementos dos blocos básicos são ativados para que ocorra o processamento;
  8. A técnica de pipeline é praticada no processador visando dividir a execução de uma instrução em estágios de processamento diferentes, sendo que cada um deles é responsável pela execução de uma parte da instrução, ocorrendo ao mesmo tempo e possuem o seu próprio bloco de controle;
  9. As formas existentes de medir o desempenho de processadores, podem ser  destacadas como MIPS, a FLOPS e o tempo de acesso, dentre outras.