Unidade C - Sistema de Memória

Introdução

Como vimos na unidade A, o computador possui memórias para armazenar informações necessárias para a execução de dados. Acontece que não existe apenas um tipo de memória, mas várias dependendo da necessidade. Podemos fazer uma analogia com o nosso próprio sistema de memória, conforme pode ser visto a partir do texto abaixo:

O conteúdo desse post é baseado nas idéias do livro "Aprendendo Inteligência" do Prof. Pier. Ele mesmo classifica o seu livro como um "manual de instruções para o cérebro de aluns em geral".

Cá entre nós, na era da informação quem não quer ter a possibilidade de ler, aprender e fixar o conhecimento. Não precisa ser aluno, basta ter vontade de saber um determinado assunto ou ativiadade.

Defende Professor Pier que nosso cérebro tem um mecanismo de funcionamento muito parecido com o funcionamento de um computador.

Sabemos que numa máquina existem dois tipos de memória:

A chamada memória RAM e a chamada de DISCO.

Pois bem, a memória RAM é uma memória rápida e volátil e sendo assim se perde toda vez que o computador é desligado, a menos que os dados tenham antes sido salvos.

Quantas vezes não nos ocorreu de perder um texto ou alguma informação do Ofiice que ainda não tinha sido salva?

O mesmo ocorre com nossa memória de curto prazo, ela é processada no sistema límbico.

Assim, todas as informações novas... leituras, aulas, conversas, momentos... tudo, absolutamente tudo é processado no sistema límbico. É a memória de curta duração.

E como se faz para guardar informação processada no sistema límbico? Afinal boa parte do que vemos e temos contato é esquecida. A resposta é simples. A emoção.

Emoção. Por meio da emoção a memória de curta duração se torna parte de nossa memória permanente. É a emoção, sentimento... até mesmo a tristeza, a tragédia, a dor, o amor, o prazer... tudo que é sentimento.

Assim, se você possui prazer em alguma atividade ou leitura... se algo despertou seu interesse é porque lhe dá prazer e assim esse material vai fazer parte da sua memória permanente. Vai fazer parte de você.

Fonte: http://oracleandcoffee.blogspot.com/2009/04/coffee-moment-aprendendo-inteligencia.html

 

C.1 Hierarquia de memórias

Para que o computador apresente um melhor desempenho, quando da manipulação de informações na memória, surge a necessidade de existirem diferentes tipos de memória. O uso desses vários tipos de memória que encontramos no computador depende das necessidades das atividades a serem executadas, o que basicamente podemos dividir em duas situações:

Os diferentes tipos de memória encontradas no computador são interligados, formando um sistema entre si, conhecido como subsistema de memória, sendo que seus componentes são organizados hierarquicamente, conforme podemos observar na imagem abaixo:

C.1.1 Disposição das memórias

Nesta estrutura, quanto mais alto na hierarquia,

Por outro lado, quanto mais baixo na hierarquia,

Dessa forma, como podemos observar na imagem abaixo, quanto mais AQUI_REVER na parte superior da pirâmide, maior será a frequência de operação, menor será a capacidade de armazenamento e, consequentemente, maior será o custo para desenvolver essa memória, onde encontramos memórias como registradores e cache. Conforme se desce na hierarquia em direção ao nível inferior, a frequência de operação diminui, o custo para a produção é reduzido e a capacidade de armazenamento de informações aumenta, como podemos encontrar no disco rígido.

Através disto, percebemos o porquê das características das memórias que conhecemos. A memória cache, com menor capacidade de armazenamento, comparativamente com as outras, mas com frequência de operação mais próxima a do processador, já o disco rígido apresenta muito mais capacidade de armazenamento, em relação às outras memórias, mas possui um tempo de acesso muito inferior.

O objetivo dessa disposição das memórias é o de manter as informações mais referenciadas nos níveis mais altos da hierarquia, fazendo com que as solicitações de acesso à memória sejam tratadas nesses níveis, visto que, assim, o processador as recebe de forma mais rápida e agiliza o processo como um todo.

Não há como se prever qual posição de memória será acessada com maior frequência, portanto, é utilizado um sistema que se baseia na demanda para determinar quais dados serão mantidos nos níveis mais altos da hierarquia. Assim, quando uma solicitação de acesso é recebida, o nível mais alto é verificado, caso não seja encontrada a informação (falha), o próximo nível mais baixo será acessado e assim sucessivamente até ela ser localizada. Quando encontrada a informação (acerto), um bloco de posições seqüenciais é copiado do nível que a contém para todos os níveis acima dele.

C.1.2 Características das memórias

Quando se trata de memórias, cada uma delas possui características distintas que podem ser enquadradas em seis categorias: