Unidade C - Sistema de Memória

C.2 Memória ROM

A memória ROM (Read-Only Memory) é uma memória conhecida como de somente leitura. Em sua definição clássica, suas informações são gravadas uma única vez e, após, não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas e seu conteúdo não é apagado quando a alimentação elétrica é cortada.

Atualmente, o termo é usado para indicar um conjunto de tipos de memória que são usadas para a leitura de dados em dispositivos eletrônicos digitais, mas que podem ser escritas por meio de mecanismos especiais.

Podemos destacar alguns tipos existentes de memória ROM (Disponível em http://informatica.hsw.uol.com.br/memoria-rom.htm. Acesso em 01 jul 2010).

C.2.1 Utilidade da memória ROM

As ROMs costumam ser utilizadas para armazenar o software básico de funcionamento e equipamentos, o chamado firmware. O firmware de um aparelho é uma espécie de sistema operacional, que realiza a comunicação entre o usuário e o aparelho, bem como armazena funções para execução de tarefas solicitadas, sendo que devido aos tipos de ROM existente atualmente, o firmware pode ser atualizado quando necessário.

No computador, a memória ROM é utilizada para armazenar os programas básicos do sistema como o BIOS (Basic Input Output System) que é o sistema básico de entrada e saída do sistema, o POST (Power On Self Test) que é o autoteste que o computador executa sempre que é ligado e o SETUP que armazena as configurações da máquina.