C.3 Resumo
Ao final da presente unidade, nós vimos que:
- Diferentes são os tipos de memória no computador, cada uma com uma finalidade específica, organizadas em uma estrutura que pode ser chamada de hierarquia de memórias.
- A necessidade do uso de memórias depende basicamente de dois fatores: velocidade de transmissão ou capacidade de armazenamento.
- Na hierarquia, as memórias nos níveis mais superiores ficam mais próximas ao processador, tendo frequência de operação mais elevada, assim como seu custo e menor capacidade de armazenamento. Quanto mais próximas dos níveis inferiores, aumenta a capacidade de armazenamento, reduzem-se os custos e diminui a frequência de operação.
- Sempre se tenta manter as informações mais referenciadas nos níveis mais altos da hierarquia, buscando assim evitar que se perca tempo acessando uma informação em memórias mais lentas.
- A tentativa de acesso a uma informação sempre inicia pelo nível mais alto e vai descendo nos níveis até ela ser encontrada, sendo realizada uma cópia do conteúdo em cada um dos níveis superiores.
- As memórias apresentam características específicas como tempo de acesso, capacidade, volatilidade, tecnologia de fabricação, temporariedade e custo.
- Um dos tipos de memória existente é a ROM (Read Only Memory), utilizada basicamente como uma memória para leitura de informações.
- A memória ROM se divide nos seguintes tipos, cada um com suas particularidades: ROM (gravada de fábrica), PROM (permite a programação apenas uma vez), EPROM (permite que o conteúdo seja reescrito apagando todas as informações de cada vez) e EEPROM (permite que o conteúdo seja reescrito e que seja selecionado o conteúdo a ser apagado).