C.9 Resumo
Ao final da presente unidade nós vimos que:
- O conceito de cache é utilizado nas mais diversas situações (processadores, navegadores, discos rígidos, etc.) para armazenar temporariamente dados que possivelmente serão, ou que recentemente foram utilizados.
- O acesso a uma informação é feito a partir da cache, evitando acessar a memória de armazenamento sempre que possível.
- Quando a informação solicitada está na cache, ocorre o cache hit, evitando acesso a meios mais lentos;
- Quando a informação não está na cache, ocorre o cache miss, sendo necessário buscá-la da memória de armazenamento original e, com isso, pode surgir a necessidade de liberar espaço para essa nova informação, de acordo com a política de troca.
- A informação que é armazenada na cache em algum momento deve ser repassada para o meio de armazenamento original. Isso é determinado pela política de escrita, que são duas: write-through, que a cada alteração na cache a repassa para o local orginal, e a write-back, que somente grava no local original quando a informação foi alterada, o que pode acarretar em situações como a coerência de cachê.
- As caches podem ser organizadas dividindo a área de dados da de instruções, o que permite acesso simultâneo a elas, ou, por outro lado, podem ser unificadas, com dados e instruções dividindo a mesma área.
- No processador, a memória cache é utilizada para evitar o acesso à memória RAM, dividida em vários níveis (L1, L2, L3), sendo que a busca por informações começa a partir do primeiro nível, descendo sucessivamente a hierarquia até encontrá-la.
- A função da cache, com o passar da evolução, foi sendo aperfeiçoada, passando do simples armazenar às últimas informações solicitadas, para auxiliar a agilizar o desempenho do processador na manipulação de informações.