Introdução
De nada adianta todo o poder de processamento e a existência de uma estrutura para armazenar e conduzir informações a serem executadas em um computador se ele não tiver a capacidade de receber dados do usuário ou responder ao processamento executado. No seguinte vídeo podemos identificar alguns dos elementos existentes para realizar a comunicação com o meio externo. Através dele podemos perceber que existem diversos dispositivos de entrada e saída de dados.
Os elementos utilizados para essa finalidade são conhecidos como dispositivos de I/O (Input/Output) ou dispositivos de E/S (Entrada/Saída).
Categorias de dispositivos de E/S
Existem duas categorias de dispositivos de E/S:
Os dispositivos de E/S externos ao computador são os responsáveis por receber os dados de entrada dos usuários e, para isso, trabalham com uma baixa necessidade de largura de banda, mas com respostas imediatas às ações deles, como o mouse e o teclado. Por outro lado, os dispositivos que apresentam a saída dos dados processados para os usuários necessitam de largura de banda de saída de dados, como a placa de vídeo e a placa de som. Também existem os dispositivos que interagem, não com usuários, mas com outras máquinas, como a placa de rede, que tem a necessidade de largura de banda tanto para a entrada quanto para a saída de dados, apresentando um baixo tempo de resposta.