Unidade D - Sistema de Entrada e Saída

Barramentos de E/S

Os barramentos desempenham uma função importante no sistema de E/S, pois são através deles que os mais variados dispositivos são conectados ao sistema computacional, cabendo a cada barramento que o compõe integrar o sistema.

Eles permitem que ocorra uma abstração do processador em relação aos dispositivos de E/S existentes, ou seja, o processador não precisa lidar diretamente com os dispositivos, pois quem trata diretamente com eles é o barramento no qual eles estão conectados, intermediando esta relação. Dessa forma, cada barramento fica responsável por lidar com os dispositivos ligados a ele.

Nessa estrutura, qualquer dispositivo que seja compatível com um dos barramentos de E/S do computador pode ser integrado ao sistema computacional, sem a necessidade de conhecer o funcionamento dos demais componentes.

O barramento é o responsável então por especificar como que os dados e comandos serão transferidos entre o processador e o dispositivo. Cabe a ele também determinar como que os diversos dispositivos competirão pelo próprio barramento, definindo protocolos a serem seguidos, assim como prioridades entre solicitações e demais elementos a serem seguidos para um correto funcionamento da comunicação entre os diferentes componentes da máquina.