Unidade D - Sistema de Entrada e Saída

Estrutura de E/S

Os computadores utilizam uma estrutura de E/S baseada na existência de barramentos, que têm como finalidade interligar o processador, a memória e os dispositivos de E/S.

Cada dispositivo conectado a essa estrutura é dividido em duas partes: o controlador (componentes eletrônicos presentes nos barramentos) e o próprio dispositivo. O controlador, como o próprio nome sugere, é o responsável por controlar o dispositivo de E/S, que está ligado a ele, e de gerenciar os acessos dele ao barramento.

Um controlador consegue ler e escrever blocos de dados na memória principal sem a necessidade da intervenção do processador, realizando acessos diretos à memória, o que agiliza a transferência das informações.

Para que essa estrutura possa ser utilizada, existe um árbitro do barramento, que é o responsável por definir quem terá o direito de usar o barramento quando mais de um elemento tentar utilizá-lo ao mesmo tempo, resolvendo possíveis conflitos. Cada barramento também possui um protocolo que define as regras de funcionamento dele, ou seja, o que o dispositivo deve fazer para poder utilizá-lo, permitindo assim que componentes projetados por diferentes fabricantes possam ser conectados ao sistema, desde que eles sejam produzidos, levando em consideração esses protocolos.

Por sua vez, os dispositivos que se utilizam dos barramentos se dividem em dois tipos quanto à possibilidade de uso: