Unidade D - Sistema de Entrada e Saída

DMA

O acesso à memória principal geralmente ocorre através do processador. Esse processo centralizado na figura do processador acarretaria uma grande lentidão no processamento de informações, visto que todo e qualquer acesso dependeria de passar por um único elemento.

Visando agilizar esse acesso, existe um circuito de apoio chamado de controlador de DMA (Direct Memory Access – Acesso Direto à Memória). Através dele é possível a transferência de dados entre um determinado dispositivo e a memória principal, sem a necessidade de que a CPU participe disso.

Nessa situação, o processador apenas solicita a transferência, a partir de uma interrupção solicitada por um dispositivo, para o controlador de DMA, que passa a ser responsável por realizar a transferência. O processador então fica liberado para realizar suas demais atividades, enquanto o controlador coordena todo o processo, como, por exemplo, na gravação de um DVD, o controlador coordena a transferência dos arquivos a serem gravados do disco rígido para a memória principal e desta para a unidade de DVD.

Terminada a transferência, o controlador indica para o processador, através de uma interrupção, o final da operação, devolvendo o controle para ele.