Resumo
Ao final da presente unidade nós vimos que:
- Os dispositivos de E/S fazem, tanto externamente quanto internamente no computador, a entrada de dados a serem processados pelo processador em algum momento, assim também realizam a saída dos dados processados.
- Os endereços de IRQ permitem que os dispositivos de E/S realizem suas operações e, enquanto isso, o processador fica livre para realizar outras tarefas. Quando for necessária a atenção do processador, o dispositivo gera um pedido de interrupção através de seu endereço de IRQ.
- É possível compartilhar um mesmo endereço de IRQ entre vários dispositivos, cabendo ao controlador do barramento compartilhar o endereço entre eles e intermediar a comunicação deles com o processador.
- Cada dispositivo possui um endereço de I/O único, que é diferente do endereço de E/S, que é utilizado para que o dispositivo possa ser acessado diretamente.
- Os barramentos são os responsáveis por realizar toda a comunicação entre dispositivos e o restante do computador.
- Cada barramento pode acessar diretamente a memória quando da operação de um dispositivo, devido ao DMA que permite que isso ocorra, enquanto isso libera o processador para realizar outras tarefas.