Introdução a Cadeias Produtivas
Conceito
Produção e consumo são as duas principais componentes dos sistemas econômicos e são interligados através do fornecimento convencional e relacionamento da demanda. Destaca a teoria econômica básica de que o que está sendo consumido tem que ser produzido e o que está sendo produzido têm de ser consumido. Qualquer desequilíbrio entre a quantidade a ser produzida e a quantidade a ser consumida pode ser considerado como uma falha de mercado. De um lado, a produção insuficiente implica falta de produto e aumentos de preços, enquanto que na superprodução e capacidade excessiva, envolve o armazenamento e as reduções de preços. É principalmente através da corporação e a sua percepção do potencial de mercado que uma série de decisões é tomada sobre como alocar recursos escassos, conciliando produção e consumo.
Esta relação entre produção e consumo deve ser encarada também sob a ótica ambiental, onde os impactos são gerados desde a extração das matérias-primas até o fim de vida dos produtos, passando pelas operações de logística.
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Algumas definições são importantes para este início de atividades, mas sempre lembrando que os textos convencionais trazem a visão do economista sobre o assunto, avaliando principalmente os aspectos sociais, técnicos, econômicos e aborda a sustentabilidade de forma distinta a terminologia utilizada na área ambiental.
Sempre que possível, voltaremos a trazer a tona estas diferenças.
A seguir são apresentadas algumas definições importantes. Na unidade D, novamente as definições serão comentadas e outras ferramentas serão introduzidas na avaliação de cadeias produtivas com a variável ambiental.
Cadeia produtiva é o conjunto de organizações (principalmente empresas), cujos processos, atividades, produtos e serviços são articulados entre si, como elos de uma mesma corrente (de montante a jusante), segundo uma seqüência lógica progressiva ao longo de todo o ciclo produtivo de determinado produto ou serviço.
Pode envolver todas as fases do ciclo produtivo, desde o fornecimento de insumos básicos até a chegada do produto ou serviço ao consumidor, cliente ou usuário final, bem como as respectivas organizações que pertencem e constituem os chamados segmentos produtivos da cadeia produtiva.
Uma rede funcional de integração entre produção, comércio e atividades de atendimento, que abrange todas as etapas da cadeia de produção, da transformação das matérias-primas, através de etapas intermediárias de fabricação, para a entrega de um produto acabado para o mercado.
A figura a seguir apresenta um diagrama de blocos evidenciando o fluxo de montante a jusante, ou seja, de insumos a produtos finais.
O conceito de cadeia produtiva foi desenvolvido como instrumento de visão sistêmica. Parte da premissa que a produção de bens pode ser representada como um sistema, onde os diversos atores estão interconectados por fluxos de materiais, de capital e de informação, objetivando suprir um mercado consumidor final com os produtos do sistema.
O enfoque de cadeia produtiva permite uma visão sistêmica em vez de uma visão fragmentada. Esta avaliação abre os olhos para os vários elementos envolvidos na manufatura de um determinado produto final – não só as principais matérias-primas, mas, também, os vários insumos e serviços utilizados, pois a fraqueza de um único insumo ou serviço pode comprometer a competitividade do produto final.
A preocupação e objetivo dos estudos de agribusiness estão centrados nos aspectos da coordenação das cadeias. Caracterizada como uma seqüência de operações cabe a preocupação a respeito de como estas são coordenadas. Essa coordenação passa a ter maior importância naquelas cadeias expostas à competição internacional e especialmente às crescentes pressões dos consumidores, notoriamente vistos como alvo final dessas cadeias ao quais estas devem continuamente adaptar-se.
A percepção de que existe um ator de fundamental importância, o consumidor final do produto gerado pela cadeia - pode ser estendida a percepção de que existem vários atores ao longo da cadeia que contribuem ou interferem de algum modo na terminação do produto. Assim, cada ação tecnicamente independente ao longo da cadeia é executada por um agente especializado que irá relacionar-se diretamente com um ou mais agentes também ligados à cadeia. O objetivo final é a produção de um bem ou serviço para o consumidor, na ponta do consumo.
As cadeias produtivas objetivam suprir o consumidor final de produtos em qualidade e quantidade compatíveis com as suas necessidades e a preços competitivos, o que permite uma forte influência do consumidor final sobre os demais componentes da cadeia e é importante conhecer as demandas desse mercado consumidor para garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva. Esta capacidade de influência do consumidor sobre a cadeia produtiva deve ser melhor explorada por aqueles que querem evidenciar as vantagens ambientais de um produto sobre outro, mostrando de forma clara e didática este benefícios.
O enfoque de cadeia produtiva provou sua utilidade, para organizar a análise e aumentar a compreensão dos complexos macroprocessos de produção e para se examinar desempenho desses sistemas, determinar gargalos ao desempenho, oportunidades não exploradas, processos produtivos, gerenciais e tecnológicos.
Esta organização complexa dos componentes da cadeia produtiva pode ser observado na figura a seguir:
Ao incorporar na metodologia alternativas para análise de diferentes dimensões de desempenho das cadeias produtivas ou de seus componentes individualmente, como a eficiência, qualidade, competitividade, sustentabilidade e a eqüidade, esta tornou-se capaz de abranger campos sociais, econômicos, ambientais, gerenciais, tecnológicos, o que ampliou possíveis aplicações desse enfoque para um grande número profissionais e de instituições.