Unidade A – Análise Convencional de Cadeias Produtivas

Competitividade

Competitividade é a capacidade de colocação de um produto da cadeia produtiva em vantagem comparativa, em determinado mercado consumidor.
Vantagem comparativa indica maior eficiência produtiva ou qualidade de um determinado produto.

Lembrando que eficiência pode ser calculada da seguinte forma:

Vantagem: esse critério de mensuração permite comparação entre sistemas de naturezas diversas.

OBSERVAÇÃO: O termo INSUMO é empregado como todo o conjunto de recursos para a realização de produção, mensurado em uma mesma unidade de valor (Exemplo: capital, energia, etc.) Não confundir com o significado mais comum (e restrito) desse termo: insumos modernos (adubos, defensivos,etc.).

Neste século a competição internacional se faz entre cadeias produtivas, então, todo o esforço no âmbito das políticas de desenvolvimento da produção tem como objetivo básico aumentar a participação das cadeias produtivas no mercado internacional, mediante o incremento das exportações de produtos, e ampliação da presença destes produtos no mercado interno. Isso se dará com a adoção de fatores determinantes da competitividade, capacitação tecnológica, aumento da qualidade, maior produtividade.

Segundo o conceito adotado nos Fóruns de Competitividade do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio – MDIC se define cadeia produtiva como “o conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto”. Isso inclui desde matérias-primas até a colocação do produto final para o consumidor.

Uma cadeia produtiva, ou cadeia de suprimentos, pode ser definida como um sistema constituído por agentes tomadores de decisão envolvidos em um processo interdependente, por meio de um fluxo de produtos e serviços em uma direção e informações em outro. É um sistema que integra desde os fornecedores de matérias-primas, passando pelos transformadores, distribuidores, até os consumidores finais. 

A competição entre cadeias produtivas remete ao conceito de competitividade e pode ser traduzida como produtos e serviços mais baratos, de melhor qualidade, mais eficientes. Envolve também as questões referentes à qualidade das estradas, à eficiência das comunidades, às leis editadas pelos governos, à distribuição da população e aos investimentos em pesquisas e novos conhecimentos e tecnologias.

O Movimento Brasil Competitivo – MBC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE estabelecem que os fatores da competitividade em uma cadeia produtiva são desdobrados em três dimensões:

 

 

Podem ser:

 

A avaliação da competitividade da cadeia produtiva deve considerar essas dimensões e pode trazer como resultados práticos dessa avaliação, propostas de políticas industriais que potencializem os pontos fortes e minimizem ou excluam os aspectos negativos identificados.

Informação importante: faça uma avaliação destes fatores de competitividade e destas dimensões e verifique quais deles fazem referencia a uma avaliação onde realmente a variável ambiental é adotada como item importante da tomada de decisão.