CP e Ecologia Industrial
- Estudo dos fluxos de materiais e energia nas atividades industriais e de consumo.
- Efeitos desses fluxos no ambiente.
- Influências dos fatores econômicos, políticos, regulatórios e sociais no fluxo, utilização e transformação dos recursos.
- Estudo sistemático das interações entre a economia humana e os sistemas biológicos, químicos e físicos em todas as suas escalas.
Princípios básicos:
1. Todas as operações industriais são sistemas naturais que devem funcionar como tal, dentro das restrições dos seus ecossistemas locais e da biosfera.
2. A dinâmica e princípios dos ecossistemas oferecem uma fonte poderosa de inspiração no desenho e gestão dos sistemas industriais.
A obtenção de elevadas eficiências energéticas e de utilização de materiais na produção, utilização e reciclagem gera vantagens competitivas e benefícios econômicos.
4. A fonte de valor econômico em última análise é a viabilidade a longo prazo do planeta e dos ecossistemas locais; sem isso, o sucesso no presente das empresas não faz sentido.
Metabolismo Industrial:
- Criação de ecossistemas industriais: maximizar a utilização de materiais reciclados na produção, otimização da utilização de materiais e energia, minimização de resíduos, resíduos como matérias primas.
- Equilíbrio de input e output industrial com a capacidade dos ecossistemas naturais.
- Desmaterialização do output industrial.
- Melhora dos fluxos metabólicos dos processos industriais e utilização de materiais.
- Padrões sistêmicos de utilização de energia.
- Alinhamento das políticas ambientais e econômicas numa perspectiva de longo prazo.