Unidade D – Associação da Avaliação de Cadeias Produtivas a Outras Ferramentas, Ecologia Industrial, Produção Mais Limpa e Análise do Ciclo de Vida

CP e PmL

Metodologia de implantação de um programa de produção mais limpa em um processo produtivo:

Nível 1: importante evitar a geração de resíduos, efluentes e emissões.

Nível 2: resíduos que não podem ser evitados, devem, preferencialmente, ser reintegrados ao processo de produção da empresa.

Nível 3: medidas de reciclagem vem ser tomadas fora da empresa.

A pré-sensibilização de uma atividade produtiva para a implantação de um programa de produção mais limpa pode ocorrer de acordo com alguns dos seguintes fatores:

  1. proatividade no reconhecimento da prevenção como etapa anterior a ações de fim-de-tubo;
  2. pressões  do órgão ambiental para o cumprimento dos padrões ambientais;
  3. custos na aquisição e manutenção de equipamentos em fim-de-tubo;
  4. Produção mais Limpa como instrumento da busca da melhoria contínua nos sistemas de gestão ambiental;
  5. identificação e sensibilização através de exemplos setoriais similares;
  6. outros.

Após a fase de sensibilização, a atividade produtiva pode implantar um programa de Produção mais Limpa, através de uma metodologia própria ou buscar instituições que possam apoiá-la na implantação.

A atividade produtiva isolada ou setorial que manifestar seu interesse junto a este Centro na implantação de um programa de Produção mais Limpa passará pelas seguintes fases:

  1. avaliação da atividade, através de uma visita técnica, que tem o objetivo de identificar as possibilidades da implantação de um Programa e sua duração;
  2. formação de um grupo de trabalho que será capacitado e desenvolverá o trabalho da empresa realizando os balanços de materiais e de energia;
  3. obtenção de dados  que serão avaliados com o objetivo de identificar oportunidades de técnicas de Produção mais Limpa que possam minimizar a geração de efluentes, resíduos e emissões neste processo produtivo;
  4. realização de visitas e de reuniões periódicas com os representantes dos grupos de trabalho, para esclarecimento de dúvidas e discussão das opções de Produção mais Limpa;
  5. elaboração do estudo de viabilidade econômica das  oportunidades identificadas e priorizadas pela empresa, isto é, avaliação dos benefícios técnicos, econômicos e ambientais que podem ser obtidos, quando da efetiva implantação das oportunidades de Produção mais Limpa  nesse processo produtivo.
  6. organização das informações obtidas durante a implantação do Programa de Produção mais Limpa, com o objetivo de obter um relatório que servirá de documento comprovando as ações realizadas por esta atividade produtiva na minimização de seu impacto ambiental.
  7. SENSIBILIZAÇÃO /
    CAPACITAÇÃO

    ELABORAÇÃO DOS BALANÇOS DE MATERIAL E DE ENERGIA

    ANÁLISE DOS BALANÇOS

    ESTUDO DE VIABILIDADE

    IMPLEMENTAÇÃO E MONITORAMENTO

    RELATÓRIO ECONÔMICO, AMBIENTAL E TECNOLÓGICO

Energia e a Produção mais Limpa

O CNTL atua no sentido da eficiência energética, buscando a otimização do uso destes recursos.

Tais recursos energéticos são constituídos por combustíveis utilizados nas caldeiras, o vapor usado como fluido térmico, o compressor de ar comprimido utilizado como acionador de dispositivos pneumáticos, energia elétrica, forma de propulsão de motores elétricos, iluminação e tratamento térmico.

O enfoque de fontes renováveis na geração de energia seguido pelo uso de biomassa, energia solar ou eólica constituem-se em importantes alternativas de substituição às fontes fósseis para opções de geração de energia.

A redução no consumo de recursos energéticos contribui fortemente na redução do custo de um processo produtivo, revertendo em retorno financeiro para a empresa.

Sistema de gerenciamento ambiental e Produção mais Limpa?

A atuação do CNTL em Sistemas de Gerenciamento Ambiental iniciou-se em 1997, quando foi contratado por uma empresa do setor metal-mecânico para a implementação de um Programa de Produção mais Limpa que culminasse em uma certificação de Sistema de Gerenciamento Ambiental.

A harmonia observada durante a implementação dos dois programas e os resultados alcançadoS incentivou o CNTL a investir também em Gestão Ambiental.

Hoje, entendendo que um programa é a complementação ou ferramenta do outro, o CNTL buscou no mercado profissionais especializados na área de Sistema de Gerenciamento Ambiental, para poder oferecer às empresas a prestação de serviços tanto de treinamento quanto de assessoria.

 São oferecidos os seguintes serviços:

  1. Diagnóstico ambiental com base nos requisitos normativos da ISO-14001.
  2. Identificação das necessidades de treinamento.
  3. Auditorias Internas.
  4. Consultoria para implementação de Sistema de Gerenciamento Ambiental e certificação na ISO-14001.

São oferecidos os seguintes treinamentos:

  1. Introdução às questões ambientais.
  2. Interpretação e Aplicação das Normas de Gestão Ambiental.
  3. Documentação do Sistema de Gerenciamento Ambiental.
  4. Identificação, Exame e Avaliação dos Aspectos e Impactos Ambientais.
  5. Legislação Ambiental aplicada à ISO-14001.
  6. Divulgação do Sistema de Gerenciamento Ambiental e Treinamento nos requisitos da ISO-14001.
  7. Gerenciamento de Resíduos.