Exemplo 3: Cadeia da Construção Naval
A cadeia produtiva da indústria naval está organizada em três blocos. A cadeia principal, no centro, apresenta o processo de produção de navios e plataformas de petróleo, contemplando os insumos básicos e as peças; o estaleiro, onde ocorre a montagem dos produtos e os serviços de manutenção e recuperação/reparação de navios. Como uma indústria que trabalha por encomenda, o sistema de comercialização concentra-se nas negociações e concorrências, e a distribuição contempla a entrega e assistência técnica do cliente.
Na cadeia a montante, destacam-se as atividades metalúrgicas e de produtos de metal, máquinas e equipamentos para a montagem e recuperação do estaleiro, bem como a indústria de peças para navios e plataformas e a indústria madeiro-moveleiro para a complementação dos navios. Além delas, merecem referência os serviços educacionais e de capacitação e os serviços metrológicos.
Pelas características da indústria naval, a jusante da cadeia produtiva, os compradores de navios e de plataformas, as empresas de navegação e transporte naval, e as empresas petroleiras.
Existem dois mercados principais para os produtos da indústria naval: o transporte marítimo (carga e passageiros) e a extração de petróleo offshore (costa marítima); o de transporte de cargas é composto por dois segmentos - granéis (petróleo e grãos) e carga geral (transporte de contêineres), com crescimento, nas últimas décadas, acima das taxas mundiais, o que provocou, nos anos 90, um surto da construção naval. O mercado de plataformas para exploração de petróleo offshore está em fase de encomendas, com a demanda superando a capacidade de oferta, uma vez que a extração de petróleo está migrando para águas profundas, tornando o estoque obsoleto e, consequentemente, aumentando a demanda por novos equipamentos. Na frota mundial atual, os navios-tanques e os graneleiros representam 70% do total de embarcações em operação.
A vida útil de um navio é de até 20 anos e a idade média da frota mundial é superior a 15 anos, gerando uma forte pressão por reposição, que cria um grande mercado internacional para os estaleiros.