Unidade E – EXEMPLOS DE CADEIAS PRODUTIVAS

Avaliação Ambiental:

A construção em alumínio responde por mais de 1/3 das novas embarcações de serviço e recreio na Europa e nos Estados Unidos. O baixo custo de manutenção e construção está entre suas principais vantagens. A forma de organização da produção é semelhante à de embarcações de madeira, oferecendo uma possibilidade de reorganização ou de ampliação do mercado para centenas de pequenas unidades de construção em madeira em operação ao longo da costa brasileira e, no interior, nas águas continentais.

No Brasil, a construção de embarcações em alumínio foi envolvida por mitos que a condenaram quase ao ostracismo, embora o Brasil seja um dos maiores produtores do material. Apenas algumas poucas empresas se dedicam à construção com este material. A maior utilização se dá exatamente num segmento que, no mundo todo, é dominado por modelos em fibra de vidro: como o de pequenas embarcações com motor de popa.

O maior mercado para essas embarcações em alumínio, com ligações de juntas e reforços estruturais em rebite, encontra-se no interior, em águas internas mas, mesmo no litoral, muitas dessas embarcações são vendidas. Até mesmo o argumento de o alumínio ter grande impacto ambiental tem sido utilizado.

Na verdade, dos materiais utilizados em construção naval é um dos menos impactantes do ponto de vista ambiental: é reciclável e o Brasil domina todos os insumos do ciclo produtivo. Todas as empresas instaladas no país utilizam energia elétrica de origem hídrica na produção de chapas e perfilados, que não produzem gases de efeito estufa.

O aço produz muito mais gases de efeito estufa e utiliza mais energia na produção e na reciclagem. Os materiais compostos de fibras e resinas poliméricas não são recicláveis e seus resíduos – tanto os resultantes da produção de novas embarcações quanto aqueles relativos ao descarte de embarcações fora de serviço – constituem lixo de difícil tratamento. As resinas são produzidas de derivados de petróleo, material não renovável e cada vez mais escasso.

O impacto só é maior se comparado com a madeira, mesmo assim se a madeira for plantada especificamente para a produção e com manejo adequado – o que ainda é muito raro no Brasil.

A construção de embarcações em alumínio é uma forma de agregar valor ao país na cadeia produtiva do alumínio, cuja maior produção ainda é a de lingotes para exportação.