Perguntas:
Quais os principais problemas ambientais da cadeia selecionada?
O principal problema dessa cadeia concentra-se na cadeia principal, mais precisamente nos estaleiros, por se tratar de uma etapa com influência impactante em todos os compartimentos. Dentre os impactos causados podemos citar ruídos, alteração da qualidade do ar, alteração da qualidade das águas superficiais, afugentamento da fauna, entre outros.
Quais as formas preventivas de resolver esse problema?
Utilizar sistemas e equipamentos com baixa ou inexistente produção de ruídos, ou ainda criar tecnologias para isso, quando necessário, pode ser uma forma de prevenir ruídos oriundos dos estaleiros. A qualidade do ar alterada negativamente pela operação dos estaleiros pode ser evitada através da alteração ou diminuição dos produtos potencialmente poluidores. A forma de solucionar os problemas provenientes da alteração da qualidade das águas superficiais seria a significativa redução dos produtos que são liberados para as águas, quando isso é possível, ou ainda o controle rigoroso com o que é liberado, quando não se pode evitar o seu uso.
Citar novas alternativas.
Para os ruídos, a forma de evitar essa poluição sonora pode ocorrer com o isolamento acústico dos locais fechados e tentar fazer com que a maior parte possível da produção seja feita nesses ambientes.
Qual a forma usual de solucionar o problema?
O problema da poluição sonora causada pelos ruídos na operação nos estaleiros, normalmente não é resolvido e sim amenizado para os trabalhadores locais, mas não para os que estão no entorno dos estaleiros. A alteração da qualidade do ar é solucionada atualmente com a colocação de filtros na saída das passagens de ar, tratamento convencional dos efluentes e contaminantes que vão ser despejados posteriormente.
Qual o insumo mais complexo?
A tecnologia necessária durante todo o processo produtivo da cadeia da construção naval é o insumo mais complicado de se deter, pois a posse de diferentes tecnologias dita o mercado consumidor, podendo afetar todo o desenvolver da cadeia.
Quais as vantagens ambientais da cadeia e do produto principal?
Por se tratar de comercialização por encomenda, na construção naval os riscos de existirem produtos produzidos inutilmente são bastante reduzidos, evitando, assim, o uso indevido e desnecessário da matéria prima e, por consequência, a exploração dos recursos naturais. Boa parte do material utilizado tem, também, um grande potencial de reaproveitamento ou reciclagem.
Além disso, o Brasil possui algumas das condições básicas necessárias para desenvolver sua indústria naval como uma siderurgia que exporta tecnologia, vontade de aumentar seu comércio exterior e já ser quase autossuficiente em petróleo e ter, pelo menos em termos legais, um instrumento de financiamento.
Como associar esta avaliação ao ACV?
A análise do ciclo de vida é utilizada para identificar aspectos ambientais no nível do produto para determinar as áreas-alvo de melhorias ambientais com vista ao novo produto, no nível dos componentes, para auxiliar a seleção de materiais e fornecedores. Dessa forma, é possível saber os impactos gerados, visando uma melhoria desde a extração do produto até os processos de produção e, também, pós-utilização (quando se esgota a vida-útil do produto), levando em consideração a melhoria contínua, diminuindo, assim, os impactos ambientais.
Como associar às outras ferramentas, PmL, Ecodesign, Ecologia Industrial?
Através das aplicações da produção mais limpa, que visa reduzir o consumo de materiais e energia, do ecodesign, tratando-se da melhoria do produto com ênfase ambiental e, também, por meio da ecologia industrial, que busca a otimização de todo o processo, criando uma estratégia de gestão, onde haja economia de recursos naturais e um melhor aproveitamento de resíduos, pode-se alcançar um desenvolvimento sustentável, com base nos processos aplicados, diminuindo, dessa forma, os impactos ambientais.