Avaliação Ambiental:
A alta complexidade dos resíduos oriundos de indústrias produtoras de móveis, consequência da grande variedade de componentes, principalmente quando misturados, torna sua gestão difícil, principalmente para a separação, reciclagem e reutilização.
Vários estudos estão sendo realizados, buscando diagnosticar a consciência das empresas e a situação da gestão ambiental para ajudar no estabelecimento de metas ambientais setoriais. O intenso uso de madeira no setor também aponta necessidades da verificação da procedência dessa matéria-prima, a qual muitas vezes é retirada de florestas de forma indiscriminada e predatória. Por outro lado, com os processos de certificação da madeira, há inúmeros casos de empresas com alta conscientização e ação ambiental positiva.
Programas que visam à gestão ambiental são atualmente uma realidade no setor moveleiro, o qual apresenta grandes melhorias nesses aspectos. Contudo, ainda muito pode ser feito em benefício tanto das empresas como do meio ambiente. É por isso que estudos vêm sendo realizados com foco na questão ambiental, avaliando a consciência das indústrias moveleiras nos principais polos do Brasil. Essas pesquisas avaliam as medidas realizadas em busca da sustentabilidade e também ressaltam o quanto ainda falta para alcançar essa desejada meta.