Unidade E – EXEMPLOS DE CADEIAS PRODUTIVAS

Perguntas:

Quais os principais problemas ambientais da cadeia selecionada? 

       Um dos principais problemas ambientais relacionado à cadeia da madeira é a quantidade de resíduos sólidos, gasosos e líquidos gerado. Os resíduos líquidos são aqueles provenientes de soluções químicas, lavagens; os gasosos são oriundos principalmente do processo de polimento e lixação da madeira, ficando as partículas em suspensão no ar; há ainda emissões gasosas de processos de combustão. Outros problemas que se pode destacar são as grandes áreas utilizadas e, também, o uso de fertilizantes.

Quais as formas preventivas de resolver esse problema?

      Uma forma preventiva para tal problema seria a reutilização do material, ocorrendo uma menor geração de resíduos, melhorando assim o processo. Pode-se buscar também a minimização dos impactos ambientais gerados com a otimização do uso de recursos naturais e da energia.

Citar novas alternativas.

       Poderia ser realizado um sistema de controle de resíduos, gerando um plano de segregação, quantificação, reutilização, reciclagem ou/e descarte adequado de suas sobras; outras possibilidades de aplicação seriam a produção mais limpa, que busca a diminuição de resíduos através do reuso e da adequação da matéria-prima; o ecodesign, que projeta o produto pensando em minimizar impactos ambientais tanto de sua produção quanto na sua posterioridade, aumentando sua moldabilidade e vida útil; e o uso de madeira certificada.

Qual a forma usual de solucionar o problema?

Como forma usual de solucionar o problema pode-se mencionar primeiramente a minimização de resíduos gerados dentro da empresa e, também, o tratamento dos mesmos, caso seja necessário.

Qual o insumo mais complexo?

O insumo mais complexo seria, principalmente, o solo necessário para a plantação para a produção da madeira, é um insumo complexo, tanto do ponto de vista da qualidade do solo exigida pela espécie a ser plantada, quando da enorme quantidade de área necessária para a plantação que, mesmo com o reflorestamento e outras técnicas para se evitar maiores impactos ainda assim se precisa de um grande desmatamento inicial.

Quais as vantagens ambientais da cadeia e do produto principal?

       Como vantagem do produto e da cadeia de produção pode-se destacar os diferentes tipos de produtos que a mesma cadeia pode apresentar e pode, ainda, ser o ponto inicial para outros processos, como da celulose e papel, disponibilizando assim um aproveitamento de área com a não necessidade de plantios em separado.

Como associar essa avaliação ao ACV?

       A análise do ciclo de vida é utilizada para identificar aspectos ambientais no nível do produto, para determinar as áreas-alvo de melhorias ambientais com vista ao novo produto e no nível dos componentes, para auxiliar a seleção de materiais e fornecedores; dessa forma, é possível saber os impactos gerados, visando a uma melhoria desde a extração do produto  até os processos de produção e, também, pós-utilização (quando se esgota a vida-útil do produto), levando em consideração a melhoria contínua, e diminuindo, por conseguinte, os impactos ambientais.

Como associar às outras ferramentas, PmL, Ecodesign, Ecologia Industrial?

Tendo em vista a cadeia produtiva estudada, a busca por um desenvolvimento sustentável pode-se dar através da procura por um ciclo de fluxos que melhore o aproveitamento dos inputs (matéria-prima/energia) e reduza os outputs (resíduos/lixo/poluição). Quando se trata de ecologia industrial, é possível criar uma estratégia de gestão, por meio de ecossistemas industriais, onde haja economia de recursos naturais e um melhor aproveitamento de resíduos. Pode-se ter a formação de parques ecoindustriais, onde as empresas são selecionadas, buscando otimizar a utilização de matérias-primas e melhorar o aproveitamento de resíduos, isto é, o output de uma empresa se torna input da outra. Também se deve levar em consideração a aplicação da técnica da produção mais limpa, onde se reduz o consumo de materiais e energias e, o Ecodesign, onde se obtém a melhoria do design do produto com avaliação ambiental.