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UNIDADE A RESÍDUOS SÓLIDOS |
1ª | Aula presencial: Apresentação do professor, da disciplina e questões gerais. |
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Visualização do vídeo "Lixo é Dinheiro". |
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Leitura e estudo do Conteúdo: Resíduos sólidos – definições, classificação, gerenciamento de resíduos urbanos. |
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Realização das atividades de classifcação dos resíduos sólidos. |
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Participação do fórum discussão expondo suas ideias sobre as questões relacionadas com os resíduos sólidos: |
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Realização da atividade: Pesquisa Lixo – problema do século XXI. |
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2ª | Leitura do material - Características dos resíduos sólidos. |
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Realização da atividade classifcação dos resíduos sólidos. |
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Realização da atividade cálculo das características dos resíduos. |
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Elaboração de resenha de um artigo que aborde as características dos resíduos sólidos apontando os aspectos positivos e negativos do trabalho em questão |
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UNIDADE B SISTEMAS DE DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS |
3ª | Visualização de vídeo sobre o desafio da disposição final de resíduos sólidos urbanos. |
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Leitura do material - Sistemas de dsiposição final. |
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Realização de atividade diferenças entre lixão e aterro sanitário. |
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Participação de Fórum discussão – Questão norteadora: Lixões e Aterros – impactos, vantagens e desvantagens. |
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UNIDADE C ATERRO SANITÁRIO |
4ª | Realização da atividade Sistemas de disposição final de residuos. |
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Leitura do material - Sistemas de captação e uniadades de apoio. |
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Realização da atividade Sistemas de captação. |
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5ª | Atividade Jogo: Aterro do Bill. |
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Leitura do conteúdo -Seleção de áreas. |
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Leitura do Memorial de cálculo de área de aterro. |
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Realização da atividade cálculo de área de aterro. |
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Chat com o professor para sanar dúvidas em relação ao cálculo de área. |
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6ª | Realização da atividade inicial Escolha da área para aterros sanitários. |
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Leitura do conteúdo Critérios de seleção de áreas para aterro. |
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Leitura do artigo "Método para seleção de áreas para a disposição de Resíduos sólidos". |
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Realização da atividade Escolha da área para aterros sanitários utilizando os critérios abordados na unidade C - Critérios de seleção de áreas para aterros |
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Fórum sobre as questões técnicas, ambientais e socioeconômicas sobre os critérios locacionais. |
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7ª | Leitura do material Projeto e métodos construtivos de aterros. |
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Visualização das apresentações referentes aos métodos construtivos de aterros. |
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Acesso ao trabalho de Júnior Castilhos (2003) sobre aterros de pequeno porte. |
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Realização do trabalho Cálculo da área e dimensões da célula. |
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Participação do Chat com o professor tutor para sanar dúvidas em relação ao trabalho proposto. |
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UNIDADE D DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE DRENAGEM E CAPTAÇÃO DE GASES |
8ª | Realização da atividade Sistemas de impermeabilização. |
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Leitura do conteúdo sistemas de impermeabilização de aterros. |
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Visualização das apresentações sobre os tipos de geomembranas e as etapas da impermeabilização em aterros. |
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Realização da atividade vazão de percolados. |
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Participação do Chat com o professor tutor para sanar dúvidas em relação ao trabalho proposto |
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9ª | Leitura do artigo "Considerações sobre aproveitamento do Biogás em Aterro Sanitário". |
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Leitura do conteúdo Sistemas de captação de gases de aterro. |
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Realização da atividade Gás metano. |
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Participação de Fórum Questão norteadora – O uso do gás de aterro para geração energética e um exemplo de sustentabilidade? |
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UNIDADE E OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS |
10ª | Realização da atividade operações em aterros sanitários. |
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Leitura do conteúdo Operação e manutenção de aterros. |
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Visualização de vídeos sobre as operações e rotinas em aterros |
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Visualização da apresentação Equipamentos para operações em aterros |
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Leitura do Manual de operações em aterro disponível na biblioteca virtual |
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Leitura do Material disponível no arquivo RESUMO |
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UNIDADE F PROCESSO DE ENCERRAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS |
11ª | Leitura do artigo Monitoramento ambiental do aterro re resíduos sólidos da Muribeca - PE |
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Leitura de texto sobre monitoramento em aterros disponibilizado pelo professor. |
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Participação de Fórum – A importância do monitoramento e usos futuros de aterros sanitários. |
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Obs.: Cada hora-aula tem 60 minutos.