Guia Didático

PROGRAMAÇÃO

 

 

Unidade
Semana
Conteúdo ou Atividade
UNIDADE A
RESÍDUOS SÓLIDOS

Aula presencial: Apresentação do professor, da disciplina e questões gerais.

Visualização do vídeo "Lixo é Dinheiro".

Leitura e estudo do Conteúdo: Resíduos sólidos –  definições, classificação, gerenciamento de resíduos urbanos.

Realização das atividades de classifcação dos resíduos sólidos.

Participação do fórum discussão expondo suas ideias sobre as questões relacionadas com os resíduos sólidos:

Realização da atividade: Pesquisa Lixo – problema do século XXI.

Leitura do material  - Características dos resíduos sólidos.

Realização da atividade classifcação dos resíduos sólidos.

Realização da atividade cálculo das características dos resíduos.

Elaboração de resenha de um artigo que aborde as características dos resíduos sólidos apontando os aspectos positivos e negativos do trabalho em questão

UNIDADE B
SISTEMAS DE DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Visualização de vídeo sobre o desafio da disposição final de resíduos sólidos urbanos.

Leitura do material  - Sistemas de dsiposição final.

Realização de atividade diferenças entre lixão e  aterro sanitário.

Participação de Fórum discussão – Questão norteadora: Lixões e Aterros –  impactos, vantagens e desvantagens.

UNIDADE C
ATERRO SANITÁRIO

Realização da atividade Sistemas de disposição final de residuos.

Leitura do material - Sistemas de captação e uniadades de apoio.

Realização da atividade Sistemas de captação.

Atividade Jogo: Aterro do Bill.

Leitura do conteúdo -Seleção de áreas.

Leitura do Memorial de cálculo de área de aterro.

Realização da atividade cálculo de área de aterro.

Chat  com o professor para sanar dúvidas em relação ao cálculo de área.

Realização da atividade inicial Escolha da área para aterros sanitários.

Leitura do conteúdo Critérios de seleção de áreas para aterro.

Leitura do artigo "Método para seleção de áreas para a disposição de Resíduos sólidos".

Realização da atividade Escolha da área para aterros sanitários utilizando os critérios abordados na unidade C - Critérios de seleção de áreas para aterros

Fórum sobre as questões técnicas, ambientais e socioeconômicas sobre os critérios locacionais.

Leitura do material Projeto e métodos construtivos de aterros.

Visualização das apresentações referentes aos métodos construtivos de aterros.

Acesso ao trabalho de Júnior Castilhos (2003) sobre aterros de pequeno porte.

Realização do trabalho Cálculo da área e dimensões da célula.

Participação do Chat com o professor tutor para sanar dúvidas em relação ao trabalho proposto.

UNIDADE D
DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE DRENAGEM E CAPTAÇÃO DE GASES

Realização da atividade Sistemas de impermeabilização.

Leitura do conteúdo sistemas de impermeabilização de aterros.

Visualização das apresentações sobre os tipos de geomembranas e as etapas da impermeabilização em aterros.

Realização da atividade vazão de percolados.

Participação do Chat com o professor tutor para sanar dúvidas em relação ao trabalho proposto

Leitura do artigo "Considerações sobre aproveitamento do Biogás em Aterro Sanitário".

Leitura do conteúdo Sistemas de captação de gases de aterro.

Realização da atividade Gás metano.

Participação de Fórum Questão norteadora – O uso do gás de aterro para geração energética e um exemplo de sustentabilidade?

UNIDADE E
OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS
10ª

Realização da atividade operações em aterros sanitários.

Leitura do conteúdo Operação e manutenção de aterros.

Visualização de vídeos sobre as operações e rotinas em aterros

Visualização da apresentação Equipamentos para operações em aterros

Leitura do Manual de operações em aterro disponível na biblioteca virtual

Leitura do Material disponível no arquivo RESUMO

UNIDADE F
PROCESSO DE ENCERRAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS
11ª

Leitura do artigo Monitoramento ambiental do aterro re resíduos sólidos da Muribeca - PE

Leitura de texto sobre monitoramento em aterros disponibilizado pelo professor.

Participação de Fórum  – A importância  do monitoramento e usos  futuros de aterros sanitários.

Total de horas
 
 

Obs.: Cada hora-aula tem 60 minutos.