Programação
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UNIDADE A |
1ª | Leitura do conteúdo A4 - Características dos resíduos sólidos |
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Realização da atividade Jogo das caraterísticas dos resíduos |
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Realização da atividade cálculo das características dos resíduos e resenha de um artigo que aborde as características |
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UNIDADE B |
2ª | Visualização de uma série de vídeos sobre desafios da disposição dos resíduos sólidos |
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Leitura do material sistemas de disposição final |
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Realização da atividade diferenças entre lixão e aterro sanitário |
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Participação de Fórum discussão – Questão norteadora: Lixões e Aterros – impactos, vantagens e desvantagens |
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UNIDADE C | 3ª | Realização da atividade Sistemas de disposição de resíduos |
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Leitura do Material - Sistemas de captação e unidades de apoio. |
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Realização da atividade Sistemas de Captação |
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4ª | Atividade Jogo: Aterro do Bill |
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Leitura do conteúdo Seleção de áreas |
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Leitura do Memorial de cálculo de área de aterro |
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Realização da atividade cálculo de área de aterro |
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Chat com o professor para sanar dúvidas em relação ao cálculo de área |
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5ª | Realização da atividade inicial Escolha da área para aterros sanitários |
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Leitura do conteúdo Critérios de seleção de área para aterro |
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Leitura do artigo " Método para seleção de áreas para a disposição de Resíduos sólidos" |
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Realização da atividade Escolha da área para aterros sanitários utilizado os critérios abordados na unidade C332 |
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Fórum sobre as questões técnicas, ambientais e socioeconômicas sobre os critérios locacionais |
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6ª | Leitura do conteúdo Projeto e Métodos construtivos de aterros |
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Visualização das apresentações referentes aos métodos construtivos de aterros sanitários |
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Acesso ao trabalho de Júnior Castilhos (2003) sobre aterros de pequeno porte |
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Realização do trabalho Cálculo da área e dimensões da célula . O aluno deverá obter informações referentes ao gerenciamento de resíduos de um município do Rio grande do sul com população superior a 50 mil habitantes e executar o cálculo da área necessária para o aterro do município em questão para uma vida útil de 20 anos e realizar o processo de seleção de áreas fictícias para a implantação do aterro. As orientações para a execução do trabalho serão disponibilizadas em um memorial descritivo. O município de cada aluno será determinado pelo professor da disciplina. |
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Participação do Chat com o professor tutor para sanar dúvidas em relação ao trabalho proposto |
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UNIDADE D | 7ª | Realização da atividade Sistemas de impermeabilização |
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Leitura do conteúdo sistemas de impermeabilização de aterros |
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Visualização das apresentações sobre os tipos de geomembranas e as etapas da impermeabilização em aterros |
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Realização da atividade vazão de percolados. O aluno deverá estimar a geração de percolado mensal para o município |
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Participação do Chat com o professor tutor para sanar dúvidas em relação ao trabalho proposto |
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8ª | Leitura do artigo "Considerações sobre aproveitamento do Biogás em Aterro Sanitário. |
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Leitura do conteúdo Sistemas de captação de gases de aterro |
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Realização da atividade Gás metano |
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Participação de Fórum Questão norteadora – O uso do gás de aterro para geração energética e um exemplo de sus- |
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UNIDADE E | 9ª | Realização da atividade operações em aterros sanitários |
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Leitura do conteúdo Operação e manutenção de aterros |
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Visualização de vídeos sobre as operações e rotinas em aterros |
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Visualização da apresentação Equipamentos para operações em aterros |
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Leitura do Manual de operações em aterro disponível na biblioteca virtual |
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Leitura do Material disponível no arquivo RESUMO |
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UNIDADE F |
10ª | Leitura do artigo Monitoramento ambiental no aterro de resíduos sólidos da Muribeca - PE |
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Leitura de texto sobre monitoramento em aterros disponibilizado pelo professor |
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Participação de Fórum – A importância do monitoramento e usos futuros de aterros sanitários |
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Obs.: Cada hora-aula tem 60 minutos.