Guia Didático

Programação

 

 

Unidade
Semana
Conteúdo ou Atividade
UNIDADE A

Leitura do conteúdo A4 - Características dos resíduos sólidos

Realização da atividade Jogo das caraterísticas dos resíduos

Realização da atividade cálculo das características dos resíduos e resenha de um artigo que aborde as características
dos resíduos sólidos apontando os aspectos positivos e negativo do trabalho em questão

UNIDADE B

Visualização de uma série de vídeos sobre desafios da disposição dos resíduos sólidos

Leitura do material sistemas de disposição final

Realização da atividade diferenças entre lixão e aterro sanitário

Participação de Fórum discussão – Questão norteadora: Lixões e Aterros – impactos, vantagens e desvantagens

UNIDADE C

Realização da atividade Sistemas de disposição de resíduos

Leitura do Material - Sistemas de captação e unidades de apoio.

Realização da atividade Sistemas de Captação

Atividade Jogo: Aterro do Bill

Leitura do conteúdo Seleção de áreas

Leitura do Memorial de cálculo de área de aterro

Realização da atividade cálculo de área de aterro

Chat com o professor para sanar dúvidas em relação ao cálculo de área

Realização da atividade inicial Escolha da área para aterros sanitários

Leitura do conteúdo Critérios de seleção de área para aterro

Leitura do artigo " Método para seleção de áreas para a disposição de Resíduos sólidos"

Realização da atividade Escolha da área para aterros sanitários utilizado os critérios abordados na unidade C332

Fórum sobre as questões técnicas, ambientais e socioeconômicas sobre os critérios locacionais

Leitura do conteúdo Projeto e Métodos construtivos de aterros

Visualização das apresentações referentes aos métodos construtivos de aterros sanitários

Acesso ao trabalho de Júnior Castilhos (2003) sobre aterros de pequeno porte

Realização do trabalho Cálculo da área e dimensões da célula . O aluno deverá obter informações referentes ao gerenciamento de resíduos de um município do Rio grande do sul com população superior a 50 mil habitantes e executar o cálculo da área necessária para o aterro do município em questão para uma vida útil de 20 anos e realizar o processo de seleção de áreas fictícias para a implantação do aterro. As orientações para a execução do trabalho serão disponibilizadas em um memorial descritivo. O município de cada aluno será determinado pelo professor da disciplina.

Participação do Chat com o professor tutor para sanar dúvidas em relação ao trabalho proposto

UNIDADE D

Realização da atividade Sistemas de impermeabilização

Leitura do conteúdo sistemas de impermeabilização de aterros

Visualização das apresentações sobre os tipos de geomembranas e as etapas da impermeabilização em aterros

Realização da atividade vazão de percolados. O aluno deverá estimar a geração de percolado mensal para o município
de Pelotas utilizado o método Racional e o Suíço e deverão realizar uma análise comparativa dos métodos utilizados

Participação do Chat com o professor tutor para sanar dúvidas em relação ao trabalho proposto

Leitura do artigo "Considerações sobre aproveitamento do Biogás em Aterro Sanitário.

Leitura do conteúdo Sistemas de captação de gases de aterro

Realização da atividade Gás metano

Participação de Fórum Questão norteadora – O uso do gás de aterro para geração energética e um exemplo de sus-
tentabilidade?

UNIDADE E

Realização da atividade operações em aterros sanitários

Leitura do conteúdo Operação e manutenção de aterros

Visualização de vídeos sobre as operações e rotinas em aterros

Visualização da apresentação Equipamentos para operações em aterros

Leitura do Manual de operações em aterro disponível na biblioteca virtual

Leitura do Material disponível no arquivo RESUMO

UNIDADE F
10ª

Leitura do artigo Monitoramento ambiental no aterro de resíduos sólidos da Muribeca - PE

Leitura de texto sobre monitoramento em aterros disponibilizado pelo professor

Participação de Fórum – A importância do monitoramento e usos futuros de aterros sanitários

Total de horas
 
 

Obs.: Cada hora-aula tem 60 minutos.