Unidade C – Seleção de áreas para implantação de aterros

Resumo

Caros alunos. Nesta semana estudamos os métodos construtivos de aterros sanitários, o processo de cálculo das células de resíduos e as características de um projeto geométrico de aterros.

Existem basicamente três métodos construtivos utilizados com frequência no Brasil: O método da trincheira, da rampa e da área.

A escolha de cada um desses métodos dependerá da topografia do terreno, do tipo de solo e da profundidade do lençol freático.

Leia com atenção a tabela abaixo:

tipo de aterro CaracterÍsticas principais
Trincheira ou vala
  • método recomendado para municípios de pequeno porte;
  • resíduos são dispostos no fundo de trincheiras escavadas podem ser impermeabilizadas ou não;
  • técnica apropriada para terrenos planos ou pouco inclinados;
  • localização do lençol freático, abaixo de 3 metros de profundidade;
Rampa ou encosta
  • método utilizado em áreas degradadas como cavas de mineração, saibreiras e pedreiras e também em depressões naturais;
  • método indicado para quando a área escolhida para o aterro é plana e apresenta um tipo de solo adequado para ser escavado e servir como material de cobertura. A permeabilidade do solo e a profundidade do lençol freático confirmarão ou não o uso desta técnica.
  • Dentre os três métodos, este se apresenta como mais vantajoso em termos econômicos, pois economiza o transporte de material de cobertura de fora do sistema.
Área ou planície
  • Método recomendado para áreas planas quando o lençol freático encontra-se na profundidade limite de 1,5 metros.
  • Indicado para locais onde o solo não pode ser escavado e utilizado como cobertura, sendo, nesse caso, a necessidade de importe de solo para o recobrimento diário e final.

O projeto geométrico consiste em plano detalhado da sequência de preenchimento das células do aterro sanitário. A sequência de preenchimento ou disposição dos resíduos deve ser estabelecida de modo que a operação do aterro não seja interrompida em condições climáticas severas, como períodos de fortes chuvas.

No projeto geométrico, deve-se visar à maximização do volume a ser disposto na área disponível e atender aos requisitos para a estabilidade de sua fundação e dos seus taludes.  O projeto geométrico é apresentado em planta e perfis, com indicação das alturas dos alteamentos, larguras das bermas de equilíbrio e inclinações dos taludes.