Fases do Método Estático
a. Definição do problema:
O que se pretende investigar, pesquisar, avaliar? É quando se define qual é o problema que quer se resolver, delimitando-se o objeto de estudo de forma viável em relação ao tempo e aos recursos disponíveis.
b. Planejamento:
Após a definição do problema a ser estudado, o planejamento consiste em determinar os procedimentos para a investigação e solução do problema. É a etapa onde são estabelecidos os detalhes mais importantes do estudo: o cronograma geral, a metodologia da coleta de dados, a definição do tamanho da amostra, entre outros.
c. Coleta ou levantamento dos dados
É a obtenção, reunião e registro sistemático de dados.
d. Crítica dos dados
Etapa onde são observadas as discrepâncias nos dados obtidos e, se necessário, decidir se haverá uma nova coleta de dados, descarte do dado discrepante ou complementação das informações sobre esse dado.
e. Apuração dos dados ou sumarização
É o processo de sumarização dos dados obtidos mediante critério de classificação.
f. Apresentação dos dados
Após a apuração, os dados são organizados conforme o objetivo e apresentados sob a forma de tabelas, gráficos e medidas.
g. Análise e interpretação dos dados
É a etapa onde são feitas medidas complementares a partir dos dados coletados que darão suporte a deduções e/ou induções sobre as informações obtidas, como também as conclusões sobre o estudo em questão. É o resultado do trabalho estatístico, com solução para o problema definido na primeira fase. Exige conhecimento técnico do processo, fenômeno ou evento que se está analisando.