Amostragem Não Probabilística
Acidental ou conveniência
Nesse tipo de amostragem, os elementos que compõem a amostra são selecionados com base em sua semelhança presumida com a população e na sua disponibilidade imediata. Geralmente utilizada em pesquisas de opinião, em que os entrevistados são acidentalmente escolhidos. Tem a vantagem de ser rápida e de baixo custo, pela fácil seleção da amostra e coleta dos dados, entretanto é difícil avaliar sua representatividade em relação a população.
Ex: Pesquisas de opinião em praças públicas, ruas de grandes cidades, estabelecimentos comerciais.
Intencional ou por julgamento
De acordo com determinado critério, é escolhido intencionalmente um grupo de elementos que irão compor a amostra. O investigador se dirige intencionalmente a grupos de elementos dos quais deseja saber a opinião. É um modo relativamente fácil de selecionar uma amostra, no entanto, a qualidade dos resultados da amostra depende do julgamento de quem faz a seleção.
Ex: Numa pesquisa sobre preferência por determinado cosmético, o pesquisador se dirige a um grande salão de beleza e entrevista as pessoas que ali se encontram.
Quotas ou proporcional
Um dos métodos de amostragem mais comumente usados em levantamentos de mercado e em prévias eleitorais. Ele abrange três fases:
1ª - classificação da população em termos de propriedades que se sabe, ou presume, serem relevantes para a característica a ser estudada;
2ª - determinação da proporção da população para cada característica, com base na constituição conhecida, presumida ou estimada, da população;
3ª - fixação de quotas para cada entrevistador a quem tocará a responsabilidade de selecionar entrevistados, de modo que a amostra total observada ou entrevistada contenha a proporção e cada classe tal como determinada na 2ª fase.
Ex: Numa pesquisa sobre o "trabalho das mulheres na atualidade", provavelmente se terá interesse em considerar: a divisão cidade e campo, a habitação, o número de filhos, a idade dos filhos, a renda média, as faixas etárias etc.