As Três leis de Newton
“Sir ISAAC NEWTON, físico, matemático e astrônomo inglês, nascido em 25/12/1642 e faleceu no dia 20 de março de 1727. Foi uma das maiores mentes da humanidade, com trabalhos em várias áreas do conhecimento. Criando o cálculo diferencial e integral e as leis da mecânica. Em sua homenagem denominam-se Leis de Newton.”
1ª lei – Inércia
Todo corpo em repouso ou movimento uniforme tende a permanecer nestes estados, a menos que atue sobre ele uma força.
Na ausência de forças, um corpo em repouso, tende, por inércia, a permanecer em repouso e um corpo em movimento tende, por inércia, a permanecer em movimento retilíneo e uniforme.
Exemplo 1:
“Uso do cinto de segurança”.
Exemplo 2:
“Você está em pé num corredor de um ônibus, que está parado, enfrente a uma árvore na calçada, você encontra-se em repouso. Mas quando ônibus inicia o seu movimento, a força produzida pelo motor puxa a carroceria. As pessoas que estão sentadas, ou seguras em alguma parte do ônibus entram em movimento com ele. E você que está em pé e não está seguro a nada? Qual a sua tendência?”
Exemplo 3:
“É a cena de um cavalo e um cavaleiro a galope para pular um obstáculo, mas ao chegar junto do obstáculo o cavalo desiste, e o cavaleiro é lançado por cima do obstáculo.”
2ª lei - Princípio fundamental
“A aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a força aplicada sobre ele, e inversamente proporcional a sua massa.”
“A aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a resultante das forças que nele atua e possui sempre a mesma direção e o mesmo sentido desta força resultante”.
3ª lei – “Ação e reação”
A toda força de ação corresponde uma força de reação, de mesmo módulo, mesma direção, sentidos opostos e aplicados em corpos diferentes.
|FAB| = |-FBA| → A força do corpo A sobre o corpo B = A força do corpo B sobre o corpo A.