F.3 Princípio da Adição
Para exemplificar esse princípio, vamos supor que temos que escolher um carro entre três brancos e quatro pretos. De quantas maneiras podemos fazer isso? Temos um evento com três possibilidades (a escolha do carro branco) e outro com quatro (a escolha do carro preto). Entretanto, não temos uma sequência de eventos, já que iremos comprar apenas um carro, que será escolhido dentre as possibilidades de dois conjuntos disjuntos. Assim, neste caso, o número de escolhas possíveis é o número total de escolhas que temos, 3 + 4 = 7.
Princípio da Adição: Se A e B são eventos disjuntos com n1 e n2 resultados possíveis, respectivamente, então o número total de possibilidades para o evento “A ou B” é n1 + n2.
Exemplo F.3: Um estudante deseja comprar um livro em uma livraria. A livraria dispõe de 31 livros de capa dura e 27 com capa simples. Quantas escolhas possui o estudante?
O estudante pode escolher um livro com capa dura ou com capa simples. Esses são eventos disjuntos. Pelo princípio da adição, a escolha do livro tem 31 + 27 = 58 possibilidades.