Guia Didático

Programação

Cada atividade a seguir, para as unidades A, B, C e D foram calculadas pelo tempo que o(a) aluno(a) levará estimativamente para executá-la, porém, é apenas um indicativo de tempo, podendo variar para cada um, dependendo de seu interesse, motivação e dificuldades encontradas. No entanto, a programação das atividades está de acordo com a carga horária total desta disciplina.

Salientamos que o(a) aluno(a) deverá fazer previamente um reconhecimento do sistema Moodle, bem como a leitura do Guia Didático, antes de iniciar as suas atividades.

Para que você se situe, abaixo será mostrado o cronograma de abordagem das unidades ao longo das doze semanas:

 

 

Unidade
Semana
Conteúdo ou Atividade

UNIDADE A

Imagem da Terra  vista do espaço. Em (www.youtube/imagens valem mais que mil palavras – Planeta Terra).

Aula em power-point: A civilização que destrói Gaia.

Leitura do artigo: “Gaia e o Ser humano: Reconciliar é possível?”

Leia o texto: “Gaia e o Ser Humano: Reconciliar é possível? e Responda as questões propostas.

Questões norteadoras

Documentário: “Uma verdade inconveniente.”

Assistir a aula em Power-point: Patrimônio Ambiental Natural: O AR

Elaborar uma resenha após assistir o documentário: “Uma Verdade Inconveniente”.

Ler o artigo da Revista Cidadania & Meio Ambiente n° 34: “Desertificação e Seca – o Futuro será tórrido (pág. 16).  Em: http://www.ecodebate.com.br/revista-cidadania-e-meio-ambiente/

Imagem – Florações de cianobactérias na represa Santa Bárbara – Pelotas/ verão 2004-2005.

Assistir a aula em Power-point: Patrimônio Ambiental Natural.

Leitura e Análise do Texto: “O Ar: Mudanças Climáticas e Aquecimento Global – Quando o Limite é Ultrapassado”.

Exercícios sobre Patrimônio ambiental Natural: O Ar e a Água.

Questões para debate: Recursos Hídricos.

ADIVINHE (www.youtube.com.br - ADIVINHE - Chris Jordan - Arte do Lixo)

Aula em Power-point: Poluição e resíduos

Exercícios - Tipos de Lixo e Estudos de Casos envolvendo a Legislação Brasileira sobre resíduos.

Classificação dos resíduos sólidos – NBR 10.004/2004.

UNIDADE B

Imagem  do 1º selo verde do planeta: Anjo Azul.

Aula em Power-point- Assistir os slides da aula: - O desenvolvimento sustentável e a nova ordem econômica.

Leitura do texto: “Desenvolvimento sustentável e Comprometimento Individual e Coletivo.”

Fórum de debate: Questões sobre Desenvolvimento Sustentável e a Nova Ordem Econômica.
Apresentação de um quadro comparativo com a Análise histórica do despertar da humanidade para as questões ambientais.

Exercícios: Elaboração por parte dos alunos de um check-list sobre Princípios da Vida Sustentável.

Ler a piada apresentada e opinar a respeito.

Aula em Power-point:  Agenda 21.

Leitura dinâmica do documento:  Agenda 21 brasileira : ações prioritárias / Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional. 2. ed. Brasília : Ministério do Meio Ambiente, 2004. 158 p.; 21 cm.

Exercícios: Desafio: Elaborar uma mini-agenda 21 para a sua cidade.

UNIDADE C

Apresentação de um esquema visualizando as etapas de tecnologias de Produção Mais Limpa.

Assistir a aula em Power-point: a empresa como parte da sociedade.

Assistir a sequência da aula em Power-point: Tecnologias de Produção Mais Limpas  (P+L)

Texto: Produção mais Limpa

Exercícios comparando tecnologias de Fim-de-tubo e P+L.

UNIDADE D

Visualizar a charge e interpretar segundo a legislação ambiental relacionada.

Assistir a aula em Power-point: Legislação Ambiental

Realização da atividade proposta.

Análise da charge apresentada

Assistir a aula em Power-point: Licenciamento Ambiental.

Texto: Instrumentos de controle e licenciamento ambiental.

Cartilha sobre Licenciamento Ambiental do Tribunal de Contas da União (gentilmente concedida a autorização para download pelo TCU).

Atividades: Exercícios: Relacionar os tipos de Licenças Ambientais.

UNIDADE E

10ª

Visualizar e interpretar um esquema representando os elementos do  SGA em uma empresa.

Assistir a aula em Power-point: Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental

Leitura do Texto: “Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA)”.

Atividades: Cada aluno deverá elaborar uma apresentação em Power-point demonstrando o SGA de uma empresa de sua livre escolha, seguindo o roteiro do item E 5.

Roteiro para elaboração do trabalho.

Palavras cruzadas, baseadas no texto de E 3.

11ª

Apresentação de um esquema evidenciando o modelo de sistema de gestão ambiental para a Norma Série ISO 14000.

Assistir a aula em Power-point: A série ISO 14000 e Rotulagem ambiental

Texto: ISO 14000 e Rotulagem Ambiental

Atividades:

  1. Enumere alguns requisitos em relação à ISO 14000, para efeito de certificação.
  2. Interprete o modelo apresentado no início da aula, tendo por base o SGA para a NBR ISO 14000;
  3. Relacione a série de normas ISO 14000, baseado no quadro apresentado no slide E 8, nº 6.
12ª

Ler a piada sobre certificação ISO 14000

Assistir a aula em Power-point: Auditoria Ambiental

Leitura do texto: “Noções de Auditoria Ambiental e Ecoestratégias de Sobrevivência”

Realização de exercícios: FALSO ou VERDADEIRO.

Obs.: Cada hora-aula tem 60 minutos.