Cada atividade a seguir, para as unidades A, B, C e D foram calculadas pelo tempo que o(a) aluno(a) levará estimativamente para executá-la, porém, é apenas um indicativo de tempo, podendo variar para cada um, dependendo de seu interesse, motivação e dificuldades encontradas. No entanto, a programação das atividades está de acordo com a carga horária total desta disciplina.
Salientamos que o(a) aluno(a) deverá fazer previamente um reconhecimento do sistema Moodle, bem como a leitura do Guia Didático, antes de iniciar as suas atividades.
Para que você se situe, abaixo será mostrado o cronograma de abordagem das unidades ao longo das doze semanas:
|
|||||
---|---|---|---|---|---|
UNIDADE A |
1ª | Imagem da Terra vista do espaço. Em (www.youtube/imagens valem mais que mil palavras – Planeta Terra). |
|||
Aula em power-point: A civilização que destrói Gaia. |
|||||
Leitura do artigo: “Gaia e o Ser humano: Reconciliar é possível?” |
|||||
Leia o texto: “Gaia e o Ser Humano: Reconciliar é possível? e Responda as questões propostas. |
|||||
Questões norteadoras |
|||||
2ª | Documentário: “Uma verdade inconveniente.” |
||||
Assistir a aula em Power-point: Patrimônio Ambiental Natural: O AR |
|||||
Elaborar uma resenha após assistir o documentário: “Uma Verdade Inconveniente”. |
|||||
Ler o artigo da Revista Cidadania & Meio Ambiente n° 34: “Desertificação e Seca – o Futuro será tórrido (pág. 16). Em: http://www.ecodebate.com.br/revista-cidadania-e-meio-ambiente/ |
|||||
3ª | Imagem – Florações de cianobactérias na represa Santa Bárbara – Pelotas/ verão 2004-2005. |
||||
Assistir a aula em Power-point: Patrimônio Ambiental Natural. |
|||||
Leitura e Análise do Texto: “O Ar: Mudanças Climáticas e Aquecimento Global – Quando o Limite é Ultrapassado”. |
|||||
Exercícios sobre Patrimônio ambiental Natural: O Ar e a Água. | |||||
Questões para debate: Recursos Hídricos. |
|||||
4ª | ADIVINHE (www.youtube.com.br - ADIVINHE - Chris Jordan - Arte do Lixo) |
||||
Aula em Power-point: Poluição e resíduos |
|||||
Exercícios - Tipos de Lixo e Estudos de Casos envolvendo a Legislação Brasileira sobre resíduos. |
|||||
Classificação dos resíduos sólidos – NBR 10.004/2004. |
|||||
UNIDADE B |
|||||
5ª | Imagem do 1º selo verde do planeta: Anjo Azul. |
||||
Aula em Power-point- Assistir os slides da aula: - O desenvolvimento sustentável e a nova ordem econômica. |
|||||
Leitura do texto: “Desenvolvimento sustentável e Comprometimento Individual e Coletivo.” |
|||||
Fórum de debate: Questões sobre Desenvolvimento Sustentável e a Nova Ordem Econômica. | |||||
Apresentação de um quadro comparativo com a Análise histórica do despertar da humanidade para as questões ambientais. | |||||
Exercícios: Elaboração por parte dos alunos de um check-list sobre Princípios da Vida Sustentável. |
|||||
6ª | Ler a piada apresentada e opinar a respeito. |
||||
Aula em Power-point: Agenda 21. |
|||||
Leitura dinâmica do documento: Agenda 21 brasileira : ações prioritárias / Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional. 2. ed. Brasília : Ministério do Meio Ambiente, 2004. 158 p.; 21 cm. |
|||||
Exercícios: Desafio: Elaborar uma mini-agenda 21 para a sua cidade. |
|||||
UNIDADE C |
7ª | Apresentação de um esquema visualizando as etapas de tecnologias de Produção Mais Limpa. |
|||
Assistir a aula em Power-point: a empresa como parte da sociedade. |
|||||
Assistir a sequência da aula em Power-point: Tecnologias de Produção Mais Limpas (P+L) |
|||||
Texto: Produção mais Limpa |
|||||
Exercícios comparando tecnologias de Fim-de-tubo e P+L. |
|||||
UNIDADE D |
8ª | Visualizar a charge e interpretar segundo a legislação ambiental relacionada. |
|||
Assistir a aula em Power-point: Legislação Ambiental |
|||||
Realização da atividade proposta. |
|||||
9ª | Análise da charge apresentada |
||||
Assistir a aula em Power-point: Licenciamento Ambiental. |
|||||
Texto: Instrumentos de controle e licenciamento ambiental. |
|||||
Cartilha sobre Licenciamento Ambiental do Tribunal de Contas da União (gentilmente concedida a autorização para download pelo TCU). |
|||||
Atividades: Exercícios: Relacionar os tipos de Licenças Ambientais. |
|||||
UNIDADE E |
10ª | Visualizar e interpretar um esquema representando os elementos do SGA em uma empresa. |
|||
Assistir a aula em Power-point: Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental |
|||||
Leitura do Texto: “Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA)”. |
|||||
Atividades: Cada aluno deverá elaborar uma apresentação em Power-point demonstrando o SGA de uma empresa de sua livre escolha, seguindo o roteiro do item E 5. |
|||||
Roteiro para elaboração do trabalho. |
|||||
Palavras cruzadas, baseadas no texto de E 3. |
|||||
11ª | Apresentação de um esquema evidenciando o modelo de sistema de gestão ambiental para a Norma Série ISO 14000. |
||||
Assistir a aula em Power-point: A série ISO 14000 e Rotulagem ambiental |
|||||
Texto: ISO 14000 e Rotulagem Ambiental |
|||||
Atividades:
|
|||||
12ª | Ler a piada sobre certificação ISO 14000 |
||||
Assistir a aula em Power-point: Auditoria Ambiental |
|||||
Leitura do texto: “Noções de Auditoria Ambiental e Ecoestratégias de Sobrevivência” |
|||||
Realização de exercícios: FALSO ou VERDADEIRO. |
|||||
Obs.: Cada hora-aula tem 60 minutos.