Apresentação
Caro aluno,
Bem – vindo(a) ao espaço de estudo da disciplina de Hidrologia
A Hidrologia é uma área de estudo relativamente nova, onde seus maiores avanços se deram no Século XX, com o desenvolvimento de grandes estruturas hidráulicas.
Tem-se relatos de estudos em processos hidrológicos desde o Antigo Egito, aproximadamente 3000 a.C. com a construção de uma barragem ao sul do Rio Nilo.
Posteriormente Aristóteles relacionou a evaporação e condensação com a precipitação e admitiu que parte dessa chuva para os rios superficialmente, e que outra parte infiltrava chegando as nascentes.
Mas foi um engenheiro e arquiteto romano da época de Cristo que caracterizou que as chuvas que caiam no alto das montanhas, infiltravam e que ressurgiam no sopé da elevações formando os rios, dando inícios aos estudos hidrológicos.
Foi com Perrault (1608 – 1680) medindo chuvas na bacia do rio Sena para estimar vazões, Mariotte (1629 – 1684) medindo vazões no rio Sena com flutuadores e Halley (1656 – 1742) medindo evaporação do mar Mediterrâneo que se deu início aos estudos em Hidrologia.
No Brasil diversas organizações públicas e privadas, principalmente no século XX, contribuíram para o desenvolvimento dos estudos, projetos de pesquisa nas áreas relacionadas com estruturas hidráulicas, como barragens, drenagem, obras de saneamento, pontes, hidroelétricas, assim como previsão de desastres relacionados a enchentes ou secas.
Ao longo do curso veremos os eventos relacionados as precipitações e sua capacidade de promover escoamento, onde estão baseados quase que na totalidade, os projetos que envolvem a engenharia hidráulica.
Bom trabalho.