Guia Didático

Programação

 

 

Unidade
Semana
Conteúdo ou Atividade

UNIDADE A

Assistir ao vídeo: Ciclo Hidrológico

Leitura do texto: Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica.

Analisar o fluxograma das quantificações de água na superfície do planeta;

Exercício: Se dará de forma objetiva, observando uma figura representando o Ciclo Hidrológico em uma Bacia Hidrográfica onde o aluno identificará o tpo de processo ou fenômento que está ocorrendo no local assinalado.

Fórum de dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais fenômenos envolvidos no movimento da água na superfície da terra?

UNIDADE B e C

Assistir ao vídeo: A importância da termodinâmica e da estatística nos processos hidrológicos.

Leitura de texto: Elementos de hidrometereologia.

Ler o texto que contém o processo teórico da termodinâmica.

Ler o texto conceituando e ilustrando os processos estatísticos envolvidos nos processos hidrológicos.
Exercício: Se dará de forma objetiva, onde o aluno terpa uma série hidrológica de eventos de precipitações e fará a análise estatística para identificar eventos externos.

Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais fenômenos envolvidos da termodinâmica na formação das precipitações.

UNIDADE D

Assistir vídeo: Formação das precipitações.

Leitura de texto: Ler o texto que contém o processo teórico formação das precipitações;

Exercício: Dar-se-á de forma objetiva, observando a figura que representa a formação das precipitações e realizando interpretações.

Será feita analise de dados de chuva obtidos pela pluviometria e desenvolvidos cálculos relativos a estes dados.

Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais fenômenos formadores das chuvas?

UNIDADE E

Assistir o vídeo: Evapotranspiração.

Ler o texto que contém o processo teórico da evaporação e evapotranspiração;

Identificar através das ilustrações os tipos de equipamentos utilizados para medida de vapor na atmosfera.

Exercício: Aplicação de problemas relativos a evaporação e evapotranspiração e métodos de medida.

Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais fenômenos envolvidos na determinação da evapotranspiração e sua utilização?

UNIDADE F e G

Visualização das ilustrações com o deslocamento da água na camada superficial do solo.

Ler o texto que contém o processo teórico de escoamento subterrâneo e infiltração de água no solo;

Exercício: Se dará de forma objetiva, com a resolução de exercícios na forma de problemas com dados de escoamento superficial e infiltração

Elaboração do gráfico com a taxa de infiltração: Elaborar um que corresponde ao comportamento da água quando infiltra no solo ao longo do tempo.

Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais processos de
infiltração de água no solo?

UNIDADE H

Visualização das ilustrações contendo os processos de escoamento superficial.

Ler o texto que contém o processo de escoamento superficial.

Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: qual a importância do estudo do escoamento superficial?

UNIDADE I e J

Assistir vídeo: Obtenção de dados hidrológicos.

Ler o texto que contém o processo obtenção de dados hidrológicos

Analisar os gráficos de distribuição das precipitações na superfície terrestre.

Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para a aquisição de dados hidrológicos?

Assitir vídeo sobre a apresentação do pluviomêtro e suas partes componentes assim como forma de medir quantidades de chuva.

Texto apresentado no material na forma de apostila. (unidade 9)

UNIDADE K

Assistir ao vídeo: Vazão Máxima e ilustrações com o processo de escoamento.

Ler o texto que contém o processo teórico do cálculo de vazão máxima em uma bacia hidrográfica.

Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais fenômenos envolvidos na vazão máxima em uma bacia hidrográfica e sua aplicação?

UNIDADE L

10ª

Assistir ao vídeo: Medidas de Vazão.

Ler o texto que contém o processo teórico de medidas de vazão;

Exercício: Se dará de forma objetiva, calculando-se vazões em situações hipotéticas

11ª

Observar as ilustrações e identificar as aplicações para cada um dos equipamentos utilizados para medidas de vazão.

Ler o texto que contém o processo teórico medidas de vazão com os diferentes equipamentos.

12ª

Assistir ao vídeo sobre medidores tipo vertedores e calha parshall.

Ler o texto que contém o processo teórico dos dois tipos de medidores em questão;

Entender os diferentes tipos de unidade de medida que podem aparecer em uma coleta de dados e entender o sistema de conversão de unidades;

Obs.: Cada hora-aula tem 60 minutos.