Programação
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UNIDADE A |
1ª | ||||
Assistir ao vídeo: Ciclo Hidrológico |
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Leitura do texto: Ciclo Hidrológico e Bacia Hidrográfica. |
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Analisar o fluxograma das quantificações de água na superfície do planeta; |
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Exercício: Se dará de forma objetiva, observando uma figura representando o Ciclo Hidrológico em uma Bacia Hidrográfica onde o aluno identificará o tpo de processo ou fenômento que está ocorrendo no local assinalado. |
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Fórum de dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais fenômenos envolvidos no movimento da água na superfície da terra? |
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UNIDADE B e C |
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2ª | Assistir ao vídeo: A importância da termodinâmica e da estatística nos processos hidrológicos. |
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Leitura de texto: Elementos de hidrometereologia. |
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Ler o texto que contém o processo teórico da termodinâmica. |
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Ler o texto conceituando e ilustrando os processos estatísticos envolvidos nos processos hidrológicos. | |||||
Exercício: Se dará de forma objetiva, onde o aluno terpa uma série hidrológica de eventos de precipitações e fará a análise estatística para identificar eventos externos. | |||||
Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais fenômenos envolvidos da termodinâmica na formação das precipitações. |
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UNIDADE D |
3ª | Assistir vídeo: Formação das precipitações. |
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Leitura de texto: Ler o texto que contém o processo teórico formação das precipitações; |
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Exercício: Dar-se-á de forma objetiva, observando a figura que representa a formação das precipitações e realizando interpretações. |
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Será feita analise de dados de chuva obtidos pela pluviometria e desenvolvidos cálculos relativos a estes dados. |
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Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais fenômenos formadores das chuvas? |
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UNIDADE E |
4ª | Assistir o vídeo: Evapotranspiração. |
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Ler o texto que contém o processo teórico da evaporação e evapotranspiração; |
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Identificar através das ilustrações os tipos de equipamentos utilizados para medida de vapor na atmosfera. |
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Exercício: Aplicação de problemas relativos a evaporação e evapotranspiração e métodos de medida. |
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Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais fenômenos envolvidos na determinação da evapotranspiração e sua utilização? |
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UNIDADE F e G |
5ª | Visualização das ilustrações com o deslocamento da água na camada superficial do solo. |
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Ler o texto que contém o processo teórico de escoamento subterrâneo e infiltração de água no solo; |
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Exercício: Se dará de forma objetiva, com a resolução de exercícios na forma de problemas com dados de escoamento superficial e infiltração |
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Elaboração do gráfico com a taxa de infiltração: Elaborar um que corresponde ao comportamento da água quando infiltra no solo ao longo do tempo. |
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Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais processos de |
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UNIDADE H |
6ª | Visualização das ilustrações contendo os processos de escoamento superficial. |
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Ler o texto que contém o processo de escoamento superficial. |
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Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: qual a importância do estudo do escoamento superficial? |
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UNIDADE I e J |
7ª | Assistir vídeo: Obtenção de dados hidrológicos. |
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Ler o texto que contém o processo obtenção de dados hidrológicos |
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Analisar os gráficos de distribuição das precipitações na superfície terrestre. |
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Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para a aquisição de dados hidrológicos? |
8ª | Assitir vídeo sobre a apresentação do pluviomêtro e suas partes componentes assim como forma de medir quantidades de chuva. |
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Texto apresentado no material na forma de apostila. (unidade 9) |
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UNIDADE K |
9ª | Assistir ao vídeo: Vazão Máxima e ilustrações com o processo de escoamento. |
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Ler o texto que contém o processo teórico do cálculo de vazão máxima em uma bacia hidrográfica. |
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Fórum de Dúvidas: Questões norteadoras: Quais as dificuldades para identificação dos principais fenômenos envolvidos na vazão máxima em uma bacia hidrográfica e sua aplicação? |
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UNIDADE L |
10ª | Assistir ao vídeo: Medidas de Vazão. |
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Ler o texto que contém o processo teórico de medidas de vazão; |
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Exercício: Se dará de forma objetiva, calculando-se vazões em situações hipotéticas |
11ª | Observar as ilustrações e identificar as aplicações para cada um dos equipamentos utilizados para medidas de vazão. |
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Ler o texto que contém o processo teórico medidas de vazão com os diferentes equipamentos. |
12ª | Assistir ao vídeo sobre medidores tipo vertedores e calha parshall. |
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Ler o texto que contém o processo teórico dos dois tipos de medidores em questão; |
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Entender os diferentes tipos de unidade de medida que podem aparecer em uma coleta de dados e entender o sistema de conversão de unidades; |
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Obs.: Cada hora-aula tem 60 minutos.