Unidade B - Elementos de Hidrometeorologia

Introdução

A hidrologia de uma região depende principalmente de seu clima, formado pela ação do ciclo hidrológico, tendo este dependência de sua posição geográfica, além de outros fatores como sua formação superficial, a topografia e a geologia.

A posição geográfica tem interferência na identificação de regiões quentes ou frias, nas estações do ano, períodos de luz, entre outros, fatores estes que afetam a formação das precipitações e suas intensidades e durações. A topografia tem influência direta no escoamento superficial, na formação de lagos, pântanos, que colaboram para a evaporação. A geologia, tem por característica definir o local de armazenamento da água proveniente da precipitação, tanto superficialmente como subsuperficial. Interfere na formação dos aquíferos, lençol freático e no escoamento subterrâneo.

Com isso os fatores climáticos mais importantes no estudo da hidrometeorologia são aqueles ligados a formação das precipitações, como umidade, temperatura evaporação e transpiração e o seu modo de ocorrência.