Apresentação de dados pluviométricos
Representação temporal
Hietograma: relaciona intensidade média de precipitação nas ordenadas com o tempo representado nas abcissas, divididos em intervalos iguais ao período de observação pluviométrica.
Curava de precipitações acumuladas: corresponde à curva integral do hietograma, ou seja, o somatório acumulado das precipitações ao longo do tempop de observação.
Sendo i = dh/dt = i(t) a função correspondente ao hietograma (designando por i a intensidade e h a altura de precipitação).
Com isso obtém-se uma curva que representa a altura de precipitação desde o início dos registros pluviométricos até o último registro adotado para o período de estudo.
Representação espacial
A precipitação apresenta variações em uma mesma região pluviométrica no tempo, essa variação é representada por mapas ou cartas pluviométricas, nos dando a ideia da distribuição do conjunto de precipitações ocorrentes na região em estudo. Para essa representação são adotados períodos de estudo na casa dos anos, ou seja precipitações anuais.
Esses mapas de representação são conhecidos como mapas das Isoietas ou Representação das Isoietas, que são linhas de igual precipitação que representam a distribuição das chuvas em uma região.
O traçado das isoietas é relativo aos dados dos postos pluviométricos da região. Primeira mente determinamos os pontos de pluviosidade igual aos das isoietas que se deseja traçar. Posteriormente adotamos a seguinte equação:
Onde:
A e B são os postos;
HA e HB são as alturas pluviométricas;
C ponto de traçado da isoieta;
LAB distância que passa a isoieta em ralação a um posto de referencia;
HC altura pluviométrica do ponto C.