Unidade E - Evaporação e Evapotranspiração

Evapotranspiração

O termo “Evapotranspiração”  representa os processos de evaporação e transpiração conjuntamente, nas superfícies livres e nos vegetais, proposto por Tornthwaite (1944).

Em solos com cobertura vegetal é muito difícil separar a evaporação proveniente do solo e das superfícies livres de água daquele originado da transpiração. Neste caso, a análise do aumento da umidade atmosférica é feita de forma conjunta, interligando os dois processos num processo único, denominado de evapotranspiração.

A Transpiração é o processo de perda de água na forma de vapor para a atmosfera através da superfície das folhas dos vegetais.

A Evaporação é o processo de perda de água para a atmosfera na forma de vapor através da superfície do solo.

A soma destes dois processos resulta na perda de água total na forma de vapor para atmosfera, no qual chamamos de Evapotranspiração.

Fatores determinantes da Evapotranspiração

Meteorológicos: radiação solar, temperatura, umidade do ar, vento e pressão barométrica.

Geográficos: quantidade de água, profundidade desta água, forma, tamanho da massa de água e localização espacial;

Solo: teor de umidade, condutividade hidráulica, e coloração do solo.

Planta: potencial de água na planta, coloração, massa vegetal e arquitetura da parte aérea.

Importância do estudo da Evapotranspiração

- Projetos de Irrigação: determinação das perdas de água por evaporação, para posteriormente calcular a quantidade de água que será reposta no solo pelo sistema de irrigação;

- Transporte de água: no dimensionamento de canais, para cálculo de vazão;

- Controle de inundação: em sistemas de irrigação por superfície, principalmente inundação para manter-se a lâmina de água sobre a superfície do solo;

- Construção de barragens: na determinação da vazão e volume disponível.

Evapotranspiração de Referência (Eto)

É a quantidade de água que seria utilizada por uma extensa superfície vegetada com grama, com altura entre 8 e 15 cm, em crescimento ativo cobrindo totalmente a superfície do solo e sem restrição hídrica. Pode ser estimada por equações Teórico-Empíricas testadas e desenvolvidas para várias condições climáticas.

As equações teórico empíricas mais conhecidas e mais utilizadas são as seguintes:

Com isso a evapotranspiração de referência (ETo) é um valor indicativo da demanda evaporativa da atmosfera de um local em um período.