Unidade G - Infiltração

Perfil de umedecimento

A distribuição da água em um perfil de solo uniforme submetido a uma pequena carga hidráulica na superfície (H0), pode ser representada esquematicamente como mostra a figura.

Onde:
L – comprimento da coluna de solo;
H0 – carga hidráulica na superfície;
θi – umidade inicial do solo;
z – profundidade da camada em estudo;
θs – umidade do solo correspondente a saturação.

Frente de umedecimento – é o limite visível da movimentação da água no solo, na qual existe elevado gradiente hidráulico, devido à variação abrupta da umidade, sendo o gradiente mais acentuado em solos inicialmente secos.

No perfil de umedecimento podem ser observadas quatro zonas distintas, como descrito a seguir.

1oZona de saturação: localiza-se imediatamente abaixo da superfície do solo e é normalmente uma camada estreita, com espessura de aproximadamente 1,5 cm, em que o solo encontra-se saturado.

2oZona de transição: é uma camada caracterizada pelo decréscimo acentuado de umidade, com espessura em torno de 5,0 cm.

3oZona de transmissão: é a região do perfil do solo através da qual a água é transmitida. Enquanto todas as outras zonas permanecem com espessura praticamente constante, a zona de transmissão é aumentada continuamente com a aplicação de água. Também é caracterizada por pequena variação da umidade em relação ao espaço tempo.

4oZona de umedecimento: região caracterizada por uma camada normalmente estreita, mas com grande redução na umidade com o aumento da profundidade.