Condição das vazões escolhidas
- a série dos valores amostrais de vazão máxima anual devem ser independentes;
- o processo natural de ocorrências das mencionadas vazões é estacionário;
- a amostra deve ser representativa da população.
- Independência das vazões: para vazões máximas anuais a chance de ocorrer dependência entre valores extremos é pequena, devido ao tempo que separa cada enchente. A escolha da vazão máxima é realizada, em geral, dentro do ano hidrológico. O ano hidrológico corresponde ao período de 12 meses a partir do início do período chuvoso e o fim da estação seca.
- Série estacionária: uma série é estacionária quando não ocorrem modificações nas características estatísticas da sua população ao longo do tempo. Por exemplo, a não-estacionaridade de uma série pode ser provocada pelo aumento da urbanização, resultando numa mudança gradual das características do escoamento; pela construção de reservatórios ou diques, alterando a série de vazões a jusante da barragem; pelo desmatamento, por exploração ou queima, mudando o comportamento do escoamento.
- Amostra representativa: a confiabilidade dos parâmetros calculados com base na série histórica depende do número de valores da série, das incertezas e da sua representatividade. A diferença entre os parâmetros estatísticos da amostra e os da população é definida como incerteza. As principais fontes de incertezas são os erros de processamento e medição da vazão, devido a não-homogeneidade e a falta de representatividade da amostra.