Esta subunidade tem como objetivos propiciar ao aluno uma visão de modelos de administração e de processos da produção, focando-se na produção enxuta (lean manufacturing), bem como o reconhecimento da necessidade da administração estratégica para a competitividade das indústrias plásticas.
A administração da produção se relaciona com a maneira como as empresas produzem bens e serviços. O modelo abaixo (figura A.9) será usado por nós para analisarmos alguns aspectos que nos interessam no âmbito desta disciplina.
Inicialmente, segundo SLACK, 1996, observa-se que um exemplo de divisões de uma organização, além da função produção, poderia ser:
Também, para apoio à produção, temos as funções abaixo:
O modelo abaixo, da figura A.9, mostra a complexidade da produção, adotando-se a técnica input-transformação-output.
Segundo Chiavenato (2003) através da abordagem “principais conceitos de sistemas”, temos o que segue:
Outros conceitos como caixa negra, retroação, homeostasia não serão detalhados neste momento, mas recomendamos a você uma “incursão” nesses temas, visando ampliar sua visão relacionada a sistemas de produção (administração da produção).
Ainda conforme Chiavenato, informação é um conceito que está relacionado à redução de incertezas. Informação abrange outros dois conceitos:
Ainda, para ampliar nosso tema, um Sistema de Informação de Gestão (SIG), ou Sistema de Informações Gerenciais, segundo a Wikipédia, é definido como:
Um sistema de informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação. Incluem-se tipicamente hardware, software, pessoas, sistemas de comunicação como linhas telefônicas, e os dados propriamente ditos. As atividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.
Interessa-nos na abordagem de SIG, o que se relaciona com a estratégia empresarial, assim, se reproduz os aspectos abaixo (papel de suporte estratégico), descritos na Wikipédia:
Os sistemas de informação podem ajudar no posicionamento competitivo de uma empresa. Distinguem-se três níveis de análise.
1. Os suportes na ajuda ao controlo da cadeia interna. Estes são os mais recentes, os mais pragmáticos e encontram-se ao alcance do gestor. São soluções de redução de custo e gestão da performance. Indicam-se sob o nome "Análise de Fluxo de Negócio" (BWA - Business Workflow Analysis) ou "Sistemas de Gestão de Negócio p2p". Redes de ferramentas asseguram o controlo do conjunto de funções da empresa; o efeito em tempo real dos custos de disfunções perturba a contabilidade, avaliação e relatório dos resultados financeiros, articulados na avaliação e nos relatórios de controlo de qualidade.
2. Qualquer empresa de sucesso tem uma ou duas funções que desempenha melhor que a competição: competência de núcleo. Se uma competência de núcleo de uma empresa lhe oferece uma vantagem no mercado a longo prazo, é designada de vantagem competitiva persistente. Para uma competência de núcleo atingir este nível terá que se tornar difícil de imitação, única, persistente, superior à concorrência e aplicável a múltiplas situações. Alguns exemplos de características empresariais que podem constituir uma vantagem competitiva persistente são: melhor qualidade do produto, contratos de distribuição extensíveis, equidade acumulada no ramo e reputação positiva da empresa, técnicas de produção de baixo custo, patentes e direitos de autor, monopólios protegidos pelo estado, e melhores equipas de funcionários e gestores. A lista de características de uma vantagem competitiva persistente é muito extensa. No entanto, existem alguns comentadores que defendem que no mundo da concorrência rapidamente adaptativa, nenhuma dessas vantagens consegue persistir por um longo prazo. Estes defendem que a única vantagem competitiva verdadeiramente persistente é construir uma organização tão alerta e ágil que consiga sempre detectar vantagens imediatamente, independentemente das alterações no mercado.
3. Os sistemas de informação, muitas vezes, ajudam e ocasionalmente constituem essas vantagens competitivas. A rápida velocidade das mudanças tornou crítico o acesso à informação pontual e actual em ambientes competitivos. Os sistemas de informação, tal como os sistemas de rastreio de ambiente comercial, ajudam praticamente todas as vantagens competitivas. Um exemplo é a Wal-Mart, que usavam uma extranet para integrar toda a sua cadeia de fornecimento. Essa utilização dos sistemas de informação deu a Sam Walton uma vantagem competitiva durante duas décadas. Outro exemplo é a Dell Computer, que usava a Internet para comercializar PC's à medida. Michael Dell ainda se beneficia dessa promoção de baixo custo e técnica de distribuição. Outros exemplos são eBay, Amazon.com, Federal Express, e Análise de Fluxo de Negócio Oberon-bwa.
No entanto, antes de um aprofundamento de teorias de administração para a obtenção da competitividade industrial, nos interessa fazer uma análise dos processos de produção, com foco em produtividade/competitividade, pois nas próximas unidades faremos a abordagem de aspectos como mercado dos polímeros, suas tendências, bem como o nível de competitividade e todos os componentes de sua cadeia produtiva.
Nesse sentido, é importante que você perceba (reconheça) a importância da história dos processos de produção, e com este objetivo, foram selecionados para sua leitura documentos relacionados à produção enxuta (lean manufacturing). A seguir, nas figuras A.10 e A.11, você pode observar a necessidade organizacional dos ambientes de produção, em que se aplica a produção enxuta.
Em destaque, abaixo, os vídeos que tratam da TOYOTA e ainda que retratem os aspectos relacionados à indústria automotiva, têm elevado valor para quaisquer outras indústrias, como a plástica. Para avançarmos nossos estudos, sugerimos que você leia os textos a seguir, bem como veja os vídeos indicados, e disponíveis no Moodle:
|
||||
|
||||
|
Após o reconhecimento dos documentos acima, sugerimos a ampliação da leitura por você, através dos sites especializados com artigos e vídeos (Youtube, por exemplo) que tratam da produção enxuta nas indústrias plásticas, em especial a identificação e análise do processo de produção dessas indústrias e os benefícios obtidos.