Unidade B – A inserção dos transformadores de plástico na cadeia produtiva de produtos plásticos

B.2 A inserção da terceira geração petroquímica na cadeia produtiva

Esta subunidade tem como objetivo analisar mais em profundidade a cadeia produtiva dos plásticos, em especial, a terceira geração, inclusive sob o aspecto da inovação tecnológica.

A base teórica para esta subunidade será o artigo “A Inserção dos Transformadores de Plásticos na Cadeia Produtiva de Produtos Plásticos”, dos autores Gabriela Padilha e José Bomtempo.

Com fins de sedimentação do conceito de cadeia produtiva, abaixo citaremos o mesmo, tomando como base aquele artigo:

Uma cadeia produtiva pode ser definida como um sistema constituído por agentes formadores de decisão envolvidos em um processo interdependente, por meio de um fluxo de produtos e serviços em uma direção. Pode envolver desde fornecedores de matéria prima, produção propriamente dita, distribuição e até consumidores finais. Todos os elementos ou níveis de uma cadeia executam funções importantes, cujos respectivos desempenhos determinam de forma interdependente o desempenho do sistema como um todo (Towill, Nam & Wilkner apud Figueiredo, Zambom,1998).

Como se nota, os agentes formadores de decisão, são os que se relacionam com fornecimento de produtos e serviços, matéria-prima, os processos de produção, a distribuição e os consumidores finais.

Na figura B.10 a seguir, é mostrada a cadeia produtiva de produtos plásticos, envolvendo todos os formadores de decisão:

Cadeia Produtiva de Produtos Plásticos

Nesta subunidade, trataremos de analisar em profundidade esta cadeia produtiva, com foco nos formadores de decisão.

A indústria de transformação de plásticos tem a seguinte característica de seus componentes na cadeia:

  1. A montante: indústria química e petroquímica, bem como equipamentos e periféricos e processos básicos de produção.
  2. A jusante: indústria automobilística, alimentícia, farmacêutica, cosméticos, eletroeletrônico, construção civil, higiene e limpeza e médico-hospitalar, entre outras.

A cadeia produtiva começa com a obtenção das matérias primas nafta ou gás natural (para a obtenção dos produtos petroquímicos básicos). Esta primeira geração da cadeia fornece o insumo às empresas da segunda geração, as quais fabricam as resinas plásticas.

As principais resinas plásticas fabricadas pela segunda geração listam-se a seguir:

  1. Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
  2. Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)
  3. Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBDL)
  4. Polipropileno (PP)
  5. Poliestireno (PS)
  6. Poliestireno Expandido (EPS)
  7. Policloreto de Vinila (PVC)
  8. Polietileno Tereftalato (PET)

Os transformadores de plásticos, de posse dessas resinas, produzem uma gama enorme de produtos (com variadas cores, formatos e finalidades) através dos seguintes sistemas:

  1. Extrusão
  2. Injeção
  3. Sopro
  4. Termoformagem
  5. Rotomoldagem

Os transformadores de plásticos são afetados diretamente pelo tipo de clientes que possuem: industriais ou comerciais. Assim, conforme o cliente, as empresas desenvolverão ações distintas, no que se relaciona à inovação, marketing e investimentos.

Conforme o texto de Bomtempo e Padilha observa-se claramente as variáveis de inovação, marketing e investimentos:

O setor de transformação de plásticos é, segundo a classificação de Pavitt (Tidd, Bessant, Pavitt, 1997) quanto à origem das inovações tecnológicas, um setor dominado pelos fornecedores. Em tais setores as mudanças tecnológicas são originadas pelos fornecedores de equipamentos e de insumos.

No caso do setor de transformação de plásticos, as inovações originam-se prioritariamente dos fabricantes de equipamentos, moldes, dos produtores de resinas e da indústria química.

Os fabricantes de equipamentos introduzem no setor novas possibilidades de processamento, otimizando variáveis importantes no processo de concepção de um produto plástico como: velocidade do ciclo, redução do desperdício, qualidade, economia de matéria prima e energia.

As inovações tecnológicas possíveis de serem agregadas na terceira geração (transformadores) são altamente dependentes dos fornecedores de equipamentos e insumos (resinas e indústria química) e nos moldes (design, por exemplo). Mas o processo vai mais além, em termos de dependência, ou seja, são os fornecedores de equipamentos que podem introduzir inovações, como produtividade e qualidade.

Quanto aos fabricantes de moldes, estes podem fornecer modelos mais aperfeiçoados, que gerem valor ao produto final como, por exemplo, peças para automóveis.

Quanto às resinas, seus fabricantes tentam sempre desenvolver novas formulações químicas, para atender aos transformadores de plásticos os produtos que o mercado demanda, bem como para fazer a substituição de outros produtos, como alumínio, vidro, papel, etc.

Manual de Oslo

O setor de transformação de plásticos, portanto, deve estar atento para obtenção de inovação tecnológica. Nesse sentido, faremos uma abordagem dos conceitos sobre inovação (não apenas inovação tecnológica, mas outros tipos de inovação, também) através do Manual de Oslo. Este manual é um referencial mundial, que trata dos conceitos sobre inovação, bem como de metodologias para coleta e interpretação de dados sobre este assunto. Do Manual de Oslo, temos as seguintes definições, que serão transcritas abaixo, mas com uma interpretação destes conceitos:

Inovação

146 Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

147 Essa definição abrangente de uma inovação compreende um amplo conjunto de inovações possíveis. Uma inovação pode ser mais estreitamente categorizada em virtude da implementação de um ou mais tipos de inovação, por exemplo, inovações de produtos e de processo. Essa definição mais estreita de inovações de produtos e de processos pode ser relacionada à definição de inovação de produtos e de processo usada na segunda edição do Manual de Oslo.

148 O requisito mínimo para se definir uma inovação é o produto, o processo, o método de marketing ou organizacional sejam novos (ou significativamente melhorados) para a empresa. Isso inclui produtos, processos e métodos que as empresas são as pioneiras a desenvolver e aqueles que foram adotados de outras empresas ou organizações.

Como se pode observar acima, existem quatro tipos de inovações, conforme o Manual de Oslo:

  1. Inovação de produto (bem ou serviço)
  2. Inovação de processo
  3. Inovação de marketing e
  4. Inovação de método organizacional

Também se destaca que uma inovação (produto, processo, marketing ou método de organização) deve ser “novo” para a empresa, ou seja, desenvolvidos por elas mesmas, ou internalizados, por terem sido trazidos de outras empresas ou organizações.

Empresa inovadora

152 Uma empresa inovadora é aquela que implementou uma inovação durante o período de análise.

154 uma empresa inovadora em produto/processo é a que implementou um produto ou processo novo ou significativamente melhorado durante o período de análise. Essa definição, que considera todas as empresas que implementaram uma inovação de produto ou de processo, é similar à definição de empresa inovadora tecnológica de produto e de processo (TPP) na edição anterior do Manual.

Considera-se “empresa inovadora” a empresa que implantou a inovação durante o período de análise considerado.

Inovação de produto

156 uma inovação de produto é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado no que se concerne a suas características ou usos previstos. Incluem-se melhoramentos significativos em especificações técnicas, componentes e materiais, softwares incorporados, facilidade de uso ou outras características funcionais.

Quando em um produto (bem ou serviço) se agrega valor em termos de novidade em suas características ou usos, se diz que ocorreu uma “inovação de produto”.

157 As inovações de produtos podem utilizar novos conhecimentos ou tecnologias ou podem basear-se em novos usos ou combinações para conhecimentos ou tecnologias existentes. O termo “produto” abrange tanto bens ou serviços. As inovações de produtos incluem a introdução de novos bens e serviços, e melhoramentos significativos nas características funcionais ou de uso de bens e serviços existentes.

158 Novos produtos são bens ou serviços que diferem significativamente suas características ou usos previstos dos produtos precisamente produzidos pela empresa. Os primeiros microprocessadores e câmeras digitais foram exemplos de novos produtos usando novas tecnologias. O primeiro tocador de MP3 portátil, que combinou padrões de softwares existentes com a tecnologia de disco rígido miniaturizado, foi uma nova combinação de tecnologias existentes.

Uma empresa que de forma significativa diferiu seus bens ou serviços, dispõe de inovação de produto, para colocação no mercado. Como no exemplo citado acima, tem-se as câmeras digitais fotográficas de inovação de produto. Neste exemplo, pode- se perceber que não só as características funcionais deste bem, como de sua utilização foram introduzidas de maneira diferente.

159 O desenvolvimento de um novo uso para um produto com apenas algumas pequenas modificações para suas especificações técnicas é uma inovação de produto. Um exemplo é a introdução de um novo detergente com uma composição química que já tinha sido previamente utilizada com um insumo apenas para produção de revestimentos.

160 Melhoramentos significativos para produtos existentes podem ocorrer por meio de mudanças em materiais, componentes e outra características que aprimoram seu desempenho. A introdução de feios ABS, dos sistemas de navegação GPS (Global Positioning System), ou outras melhorias em subsistemas de automóveis são exemplos de inovações de produtos baseados em mudanças parciais ou na adição de um subsistema em vários subsistemas técnicos integrados. Ouso de tecidos respiráveis em vestuário é um exemplo de uma inovação de produtos que utiliza novos materiais, capazes de melhorar o desempenho do produto.

Os melhoramentos (em inovação de produtos) podem ser com pequenas modificações (caso acima do detergente com novas aplicações) ou podem ser com melhoramentos significativos (caso acima do freio ABS). No caso de melhoramentos significativos, têm-se mudanças em materiais, componentes e outras características que fazem com que os produtos funcionem com melhor desempenho.

Inovação de processo

163 Uma inovação de processo é a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares.

164 As inovações de processo podem visar reduzir custos de produção ou de distribuição, melhorar a qualidade, ou ainda produzir ou distribuir produtos ou significativamente melhorados.

165 Os métodos de produção envolvem as técnicas, equipamentos e softwares utilizados para produzir bens e serviços. São exemplos de novos métodos de produção a introdução de equipamentos de automação em uma linha de produção e a implementação de design auxiliado por computador para o desenvolvimento de produto.

Quando se tem mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares, relacionado a um método de produção ou distribuição, diz- se que existe uma inovação de processo.

166 Os métodos de distribuição dizem respeito à logística da empresa e seus equipamentos, softwares e técnicas para fornecer insumos, alocar suprimentos, ou entregar produtos finais. Um exemplo de um novo método de distribuição é a introdução de um sistema de rastreamento de bens por código de barras ou de identificação ativa por frequência de rádio.

167 As inovações de processo incluem métodos novos ou significativamente melhorados para a criação e a provisão de serviços. Elas podem envolver mudanças substancias nos equipamentos e nos softwares utilizados em empresas orientadas para serviços ou nos procedimentos e nas técnicas que são empregadas para os serviços de distribuição. São exemplos a introdução de dispositivos de rastreamento para serviço de transporte, a implementação de um novo sistema de reserva em agencias de viagens e o desenvolvimento de novas técnicas para gerenciar projetos em uma empresa de consultoria.

168 As inovações de processo também abarcam técnicas, equipamentos e softwares novos ou substancialmente melhorados em atividades auxiliares de suporte, como compras, contabilidade, computação e manutenção. A implementação de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) novas ou significativamente melhoradas é considerada uma inovação de processo se ela visa melhorar a eficiência e/ou a qualidade de uma atividade auxiliar de suporte.

Como se observa acima, uma inovação de processo se refere tanto à produção, como a distribuição de bens aos seus consumidores finais, envolvendo neste último caso, softwares de rastreamento, contabilidade, compras, etc. Novas TICs (tecnologia da informação e comunicação) ou significativamente melhoradas para melhorar o desempenho de uma empresa ou um setor, são consideradas também como inovação de processo.

Inovação de marketing

169 Uma inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços.

170 Inovações de marketing são voltadas para melhorar e atender as necessidades dos consumidores abrindo novos mercados, ou reposicionando o produto de uma empresa no mercado, com o objetivo de aumentar as vendas.

171 A característica distintiva de uma inovação de marketing compara com outras mudanças nos instrumentos de marketing de uma empresa é a implementação de um método de marketing que não tenha sido utilizado previamente pela empresa. Isso deve fazer parte de um novo conceito ou estratégia de marketing que representa um distanciamento substancial dos métodos de marketing existentes na empresa. O novo método de marketing pode ser desenvolvido pela empresa inovadora ou adotado de outras empresas ou organização. Novos métodos de marketing podem ser implementados para produtos novos ou já existentes.

Um método de marketing, ainda não utilizado por uma empresa, é considerado como uma inovação de marketing, podendo ter sido desenvolvido pela mesma, ou adquirido de outra organização.

172 inovações de marketing compreendem mudanças substanciais no design do produto, constituindo um novo conceito de marketing. Mudanças de design de produto referen-se aqui a mudanças na forma e na aparência do produto que não alteram as características funcionais ou de uso do produto. Elas também incluem mudanças na forma de embalar produtos como alimentos, bebidas e detergentes, em que a embalagem é o principal determinante na aparência do produto. Um exemplo de inovação de marketing em design de produto é a implementação de uma mudança significativa no estilo de uma linha de móveis para dar-lhe uma nova aparência e ampliar seu apelo. Inovações em design de produtos podem também incluir a introdução de mudanças significativas na forma, na aparência ou no sabor de alimentos ou bebidas, como a introdução de novos aromatizantes em produtos de alimentação com o objetivo de atingir um novo segmento de consumidores. Um exemplo de inovação de marketing em embalagens é o uso de um recipiente com um formato totalmente novo para uma loção para o corpo, com vista a dar ao produto um visual novo e um apelo diferente para um novo segmento de mercado.

175 As inovações em fixação de preços compreendem o uso de novas estratégias de fixação de preços para comercializar os bens ou serviços de uma empresa. São exemplos os primeiros usos de um novo método de variação de preços de um bem ou serviço conforme a demanda (por exemplo, quando a demanda está baixa, o preço é baixo) ou a introdução de um novo método que permite aos consumidores escolher as especificações desejadas de um produto no web site de uma empresa e então ver preço para o produto especificado. Novos métodos de fixação de preços cujo proposito único é diferenciar preços em função dos segmentos de consumo não são considerados inovações.

As inovações de marketing são muitíssimo importantes, também, pois alavancam a empresa para posicionamento ou reposicionamento de produtos no mercado, aumentam os lucros e a base de clientes de uma empresa.

Inovação organizacional

177 Uma inovação organizacional é a implementação de um novo método organizacional nas praticas de negócios da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas.

178 Inovações organizacionais podem visar à melhoria do desempenho de uma empresa por meio da redução de custos administrativos ou de custos de transação, estimulando a satisfação do local de trabalho (e assim a produtividade do trabalho), ganhando acesso a ativos não transacionais (como o conhecimento externo não codificado) ou reduzindo os custos de suprimentos.

179 Os aspectos distintos da inovação organizacional, comparada com outras mudanças organizacionais em uma empresa, é a implementação de um método organizacional (em praticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas) que não tenha sido usado anteriormente na empresa e que seja o resultado de decisões estratégicas tomadas pela gerencia.

A inovação organizacional está atrelada diretamente ao modo de funcionamento de uma organização, ou seja, maneira de fazer seus negócios, seu local de trabalho e suas relações externas (com fornecedores, por exemplo).

Como proposta de aprofundamento do assunto inovação, aos alunos, sugere-se a leitura mais aprofundada do Manual de Oslo, em especial na parte que trata das distinções, como: a) distinção entre inovações de produto e processo, b) distinção entre inovações de produto e marketing, c) distinção entre inovações de serviços (produto) e de marketing, d) distinção entre inovações de processo e de marketing, e) distinção entre inovações de processo e inovações organizacionais, f) distinção entre inovações de marketing e inovações organizacionais.

Guia prático de apoio a inovação

Para aqueles alunos que desejam identificar quais tipos de apoios existem hoje no Brasil, para o desenvolvimento da inovação nas empresas, sugerimos a importante consulta ao Guia Prático de Apoio à Inovação da ANPEI (Associação nacional de Pesquisa, Desenvolvimento, e Engenharia das Empresas Inovadoras), ou mesmo através do site dinâmico (Localizador de Programas de Incentivo), que leva o usuário até a fonte de incentivo para a inovação (“é como um mapa da mina”).

Disponível em: http://proinova.anpei.org.br/SimuladorConceitual.aspx

Também, sugere-se a leitura do texto Cooperação para o Aprendizado e a Inovação em Cadeias de Suprimento: a Influência das Assimetrias entre os Agentes, no qual se analisa a cadeia produtiva de transformação plástica, através do processo de cooperação para a aprendizagem e a inovação.