Unidade E - Servidor de e-mail

E.3. Instalação do webmail

Os clientes de e-mail com interface web são cada vez mais comuns hoje em dia e aliam a praticidade de uso à segurança de ter-se um software que conta com toda a proteção que um servidor de rede pode prover. Há muito são noticiados vírus que se espalham por meio da lista de contatos clientes de e-mail. O webmail evita esta situação, pois toda a troca de mensagens é controlada e realizada internamente pelo servidor. Outra vantagem é o fato do acesso ao cliente ser pela web e boa parte da carga de execução deste aplicativo fica a cargo do servidor, permitindo que até hosts com recursos limitados de hardware tenham acesso a esse serviço. 
Um exemplo deste tipo de software é Squirrelmail Trata-se de um webmail que possui suporte nativo aos protocolos IMAP e SMTP. Este software necessita de um servidor web com suporte para a linguagem PHP já configurados no servidor onde será instalado para que seja possível proceder a sua instalação. Para esta tarefa no Debian basta executar o comando:

#apt-get install squirrelmail

O Squirrelmail é instalado na pasta "/usr/share/squirrelmail“. Para podermos acessá-lo através do servidor web, é necessário realizar um ajuste adicionando às seguintes linhas no apache.conf:

Alias  /webmail  "/usr/share/squirrelmail/”
DirectoryIndex  index.php

Estes comandos instruem o servidor apache a se posicionar no diretório indicado sempre que o link “/webmail” for solicitado pela barra de tarefas do servidor web. Para acessar localmente, por exemplo, deverá ser informada a seguinte URL na barra de endereços do navegador: http://localhost/webmail (Figura E3.1.1):

 

 

Para conhecer melhor os recursos deste software acesse:  http://squirrelmail.org/