Unidade B – Linguagem do lado cliente

Esta unidade tem por objetivo estudar uma linguagem do lado cliente, que permite incorporar às páginas (X)HTML a possibilidade de interação com o usuário, ou seja, vai proporcionar o comportamento da página.

Na unidade anterior vimos que a (X)HTML possibilita, por meio de marcações, a estruturação do documento com seu conteúdo. Porém, não conseguimos introduzir lógica em um documento usando apenas (X)HTML, por exemplo:

Por isso, precisamos conhecer a linguagem JavaScript para que possamos introduzir comportamento aos documentos que vamos construir. Assim, a seguir abordaremos a sintaxe básica da linguagem, como capturar eventos, criação de funções, interação com formulários (X)HTML, manipulação de janelas, entre outros. Então, mãos a obra...

Introdução a linguagem JavaScript

Histórico e características

JavaScript é uma linguagem criada especificamente para a Web, por isso, é leve e interpretada pelo navegador. Como já comentamos no nosso documento introdutório, ela é uma linguagem do lado cliente, e possibilita a interação com o usuário, uma vez que é possível controlar a página e seus elementos.


 

Não faça confusão da linguagem JavaScript com a linguagem JAVA. Elas podem até ter alguma semelhança de sintaxe em alguns comandos, mas não vai além disso. Vale lembrar que a linguagem JAVA permite a criação de aplicações para desktop, web e dispositivos, ou seja, é uma plataforma mais completa.

 

A linguagem foi desenvolvida inicialmente pela Netscape e foi chamada de LiveScript. Já no fim de 1995, a Sun (que também desenvolveu o Java) se incorporou ao projeto e a linguagem foi nomeada de JavaScript. A versão da JavaScript atual e disponível nos navegadores é a 1.5.

Vamos conhecer algumas características da linguagem JavaScript: