Unidade C – Introdução a linguagem PHP – parte 1

Características da linguagem

PHP é um acrônimo para "Hypertext Preprocessor" (originalmente foi chamado de Personal Home Page, mas quando começou a ganhar adeptos o seu nome foi alterado). O PHP é uma linguagem interpretada, livre, independente de plataforma e utilizada para gerar conteúdo dinâmico. Outras características importantes: pode programar estruturado e/ou orientado a objetos e é de tipagem dinâmica.

A linguagem foi criada por volta de 1994 por Rasmus Lerdorf, com o nome Personal Home Page Tools. Mais tarde, Zeev Suraski desenvolveu o analisador do PHP 3 que contava com o primeiro recurso de orientação a objetos. Pouco depois, Zeev e Andi Gutmans, escreveram o PHP 4, abandonando por completo o PHP 3, dando mais poder à linguagem e maior número de recursos de orientação a objetos. Atualmente a linguagem está na versão 5.

Com o PHP é possível fazer muitas coisas, por exemplo, coletar dados de um formulário, gerar páginas dinamicamente ou enviar e receber cookies. O PHP também tem como uma das características mais importantes o suporte a um grande número de bancos de dados, como dBase, Interbase, mSQL, mySQL, Oracle, Sybase, PostgreSQL e vários outros.