Unidade D –Linguagem PHP com acesso a banco de dados – parte 1

Executar SQL

Toda e qualquer manipulação de dados do banco de dados será feita usando a linguagem SQL. Vamos ver como é o script SQL para incluir um registro na tabela ‘cidades’ do nosso banco ‘curso’:


Você observou que o campo id não aparece no SQL? Isso porque ele foi definido como auto_increment quando a tabela foi criada. Com isso, não devemos passar um valor para campo id, ele terá seu valor gerado automaticamente. Este comando SQL cria um novo registro na tabela. Agora vamos ver como fica a execução no PHP com a biblioteca ADODB. A figura D.6 mostra o código.

Para este teste crie o arquivo inserir.php na pasta c:\xampp\htdocs\siteBD\admin, como o código acima. Vejamos alguns apontamentos:

- linha 3 – faz include do arquivo conexao.php que possui a conexão com o banco de dados. Veja como é interessante ter este arquivo, pois se precisar, por exemplo, trocar a senha, será necessário alterar apenas em um único arquivo;

- linha 5 – cria a variável $sql com o comando SQL;

- linha 7 – executa o SQL (que está na variável $sql). O resultado é atribuído para variável $rs (recebe fal.se se ocorrer erro ou o retorno do SQL se realizado com sucesso). Veja que $con é a variável da conexão que foi criada no conexao.php. Mai uma coisinha: $rs vem de result set (conjunto de resultados).

- linhas 9 e 10 – testa se ocorreu erro, se $rs for false (com ! vai se tornar true), ou seja, tem erro, mostra a mensagem retornada do banco de dados.

 

Se o código não possuir erros, a execução do arquivo gerará um novo registro na tabela cidades, porém se executares o código mais de uma vez, será criada mais uma cidade com o mesmo nome. Por isso, para testar várias vezes, troque o nome da cidade para incluir cidades diferentes. Visualize as cidades usando o phpMyAdmin (http://localhost/phpmyadmin).

 

Bem, agora precisamos alterar um registro de cidade, como faremos? A lógica é a mesma, o que vai mudar é o comando SQL. O comando abaixo altera o nome da cidade cujo id (identificador) da cidade é 2:


Observe que o nome da cidade ficou entre aspas simples. Isso porque o campo nome no banco é um varchar. O mesmo vale para os tipos char e date. Já campos do tipo numérico, como int, bigint, decimal, não deve-se usar aspas. Outra dica aqui é sempre atribuir o SQL dentro de aspas duplas:


Para o processo de alteração dos dados crie o arquivo alterar.php (também na pasta admin). A figura D.7 mostra o código do alterar.php. Veja que a estrutura é a mesma, o que muda é o SQL.

Para a exclusão de uma cidade seguimos a mesma lógica. Crie o arquivo excluir.php (na pasta admin) com o código apresentado na figura B.8.